INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO ESTÁ MAIS CAUTELOSA

23.08.2011

O setor de construção civil no Brasil segue aquecido e a maior aposta das indústrias de materiais é o mercado interno, segundo o indicador da Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção deste mês. Das empresas consultadas em agosto, 69% afirmaram estar otimistas com o desempenho do setor neste mês. A pesquisa retrata que 66% consideraram que o mês anterior foi bom ou muito bom e 83% estão otimistas sobre as vendas do mês de setembro.
Apesar do otimismo no curto prazo para vendas no mercado nacional, as empresas demonstram prudência quando o assunto é investimento no médio prazo. Em agosto, 69% das indústrias de materiais de construção afirmaram que farão investimentos nos próximos 12 meses, um recuo de 5%, contra o índice de 74% no mês de julho. Em agosto do ano passado, 75% das empresas apresentaram pretensão de investimentos para os 12 meses seguintes.  O nível de utilização da capacidade instalada industrial permanece alto, mantendo-se na média de 86% meses de julho e agosto.
"Conter os investimentos pode ser uma medida de preocupação com a política brasileira. As empresas perceberam que as ações do governo estão mais voltadas para a contenção da inflação e da nova crise mundial", avalia Melvyn Fox, presidente da associação.  Em julho, 50% das consultadas tinham boas expectativas com relação às ações governamentais para o setor nos próximos 12 meses. Este mês, apenas 38% forneceram a mesma resposta, houve um significativo aumento nas estatísticas de empresas "indiferentes" ao avaliar as ações do governo Brasileiro para o setor.