LINHAS INTERMUNICIPAIS E TRÓLEBUS VÃO DIVIDIR ESPAÇO EM S. BERNARDO

17.04.2012

Os ônibus intermunicipais que circulam pelo Centro de São Bernardo vão dividir espaço com os trólebus ainda neste semestre. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Transportes, Oscar Silveira Campos, na 1ª Conferência Regional de Mobilidade Urbana, realizada nesta segunda-feira (16/04) no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, que contou com a participação do gerente de Planejamento do Metrô, Alberto Epifani. A ação faz parte do programa Via Leve e visa diminuir os congestionamentos na área central. Como grande parte das linhas de ônibus de São Bernardo passa pela avenida Faria Lima, uma das principais ações da medida será deslocar as linhas intermunicipais para o corredor do trólebus. O titular da pasta afirmou que as conversas com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que administra o trecho, estão avançadas e que a ideia foi bem aceita. Plano - “O objetivo é colocar alguns ônibus intermunicipais, pelo menos umas 10 linhas, dentro do trecho de São Bernardo ainda neste semestre”, disse Campos. Hoje trafegam pela cidade 61 linhas intermunicipais com frota de 542 veículos. O deslocamento acontecerá tanto no trecho da Faria Lima como também na avenida Lucas Nogueira Garcez até o trevo de acesso à Anchieta. Na conferência, o secretário explanou sobre o plano de transporte do município, que construiu 22,2 quilômetros de vias desde o início do governo. Campos destacou as obras em andamento, como o viaduto Moyses Cheid, que liga Ferrazópolis à avenida Café Filho, em São Bernardo. A obra deve ser entregue até junho. O secretário enfatizou a falta de planejamento viário na cidade e falou da importância de ações como a construção do Metrô Leve para desafogar pontos críticos de São Bernardo. “Hoje o sistema viário mal suporta os ônibus. Para se ter ideia, a maioria das linhas passa pela mesma via, que é a avenida Faria Lima.” Metrô lota porque é bom e bonito, afirma gerente Alberto Epifani, gerente do Metrô, falou sobre as obras de expansão no transporte metropolitano e causou alvoroço ao elogiar o serviço prestado. “O metrô lota porque é bom, bonito e barato. Mesmo degradado do ponto de vista da lotação, ainda é atrativo até em função da velocidade.” Sobre o projeto do Metrô Leve (ou VLT - Veículo Leve sobre Trilhos), projetado para entrar em operação no ABCD nos próximos anos, Epifani explicou que a opção de ligação com a estação Tamanduateí ao invés da estação Jabaquara vai proporcionar mais mobilidade. “A maioria dos passageiros faz a conexão para a Paulista ou região central. Pelo Tamanduateí poderá pegar a linha verde e chegar mais rápido a esses destinos. A deputada Ana do Carmo (PT), organizadora da conferência, garantiu que haverá outros encontros neste ano. “A questão do transporte é muito importante e complexa e, portanto, merece muito mais debates”. Também participaram do evento o diretor da empresa concessionária SBCTrans, Zeca Romano, e Ailton Braziliense, da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público).