ACIGABC

Notícias

AGÊNCIA PARTICIPA DE OFICINA QUE MARCA INÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR REGIONAL

04.05.2015

Na última sexta-feira, dia 24, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC participou de oficina que marcou o início da elaboração do Plano Diretor Regional, um dos produtos a serem realizados por meio de Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC) entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Universidade Federal do ABC (UFABC). O secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e profissionais da entidade acompanharam os debates na área de Desenvolvimento Econômico.   

O Plano Diretor Regional, que tem por objetivo articular os planos municipais vigentes sob perspectiva de integração metropolitana, tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2016. O evento contou com a presença de técnicos e dirigentes municipais com atuação nas áreas de Habitação, Mobilidade, Meio Ambiente, Saneamento e Planejamento Urbano, além de Desenvolvimento Econômico.   

Na avaliação do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal GABC, Luis Paulo Bresciani, a elaboração do Plano Diretor para a região demarca a passagem da entidade como associação civil de direito privado para Consórcio Público. “Temos muitos desafios a vencer e aqui está um deles, de termos planos robustos e complexos para atender a realidade regional. Esse é um passo significativo no processo de construção do novo modelo do Consórcio”, declarou.   

Para o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, muitas das ações prioritárias definidas pelo Plano Plurianual Regional 2014-2017 deverão ser levadas em consideração no processo de construção do material. ‘’É preciso que haja comprometimento por parte dos municípios para que possamos inserir nossas metas e desafios na produção do Plano Diretor Regional, de forma que não esqueçamos de incluir projetos de longo prazo essenciais para o desenvolvimento regional’’, ponderou.

Durante a oficina, os participantes demonstraram preocupação quanto à aplicação das leis ambientais no processo de elaboração do Plano Diretor Regional. O coordenador do GT Desenvolvimento Econômico, Gilvan Mendonça, pediu ‘’olhar diferenciado’’ à questão das áreas de mananciais. ‘’O grande problema do século XXI é a forma como lidamos com os recursos naturais. Devemos adotar práticas que garantam o desenvolvimento sustentável e que fortaleçam nossas cadeias produtivas’’, defendeu.

O Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC) com a Universidade Federal do ABC foi definido em novembro do ano passado. Pelo acordo, além do Plano Diretor Regional, serão desenvolvidos mais três produtos: a construção do Observatório de Políticas Públicas, a produção do Diagnóstico Habitacional Regional, e a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André, visando a Gestão Compartilhada de Riscos.

Com informações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Veja no site.

últimas notícias