SECOVI-SP RENOVA SUA ADESÃO AO PACTO GLOBAL

03.12.2010

Entidade reafirma seu compromisso com a ética, o integral respeito aos direitos humanos e aos bons princípios que devem reger as relações de trabalho, e sua postura pró-ativa no campo da responsabilidade socioambiental

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) renovou, na quinta-feira, 18/11, sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em 2008. Isso significa que a entidade, que há 64 anos representa toda a cadeia imobiliária do Estado de São Paulo, continuará defendendo e aplicando os dez princípios do Pacto relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção – como mais de 5.200 organizações fazem ao redor do mundo.

No documento Comunicação de Progresso, o Secovi-SP faz um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos no contexto dos dez princípios. “São várias as iniciativas implementadas pelo Sindicato no sentido de construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirma João Crestana, presidente do Secovi-SP. No que diz respeito a direitos humanos, o Sindicato destaca seu compromisso com a ética, parte integrante de sua missão, criada em 1994 e disseminada entre o público interno e externo.

O Projeto Ampliar, programa de educação e formação profissional para adolescentes e jovens em situação de risco social apoiado pelo Secovi-SP, é citado como o melhor exemplo de promoção de ações de cidadania no relatório, e também como fomento de responsabilidade social. Em 20 anos, o Ampliar formou 33 mil alunos – 70% deles colocados no mercado formal de trabalho – e emitiu, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), 60 mil certificados.

No quesito trabalho, o Sindicato da Habitação, que não faz diferenciação, entre seus funcionários, com relação a raça, cor, origem ou sexo, informa que 67% de seu quadro gerencial é composto por mulheres. Ressalta ainda no documento a valorização e o estímulo ao crescimento profissional de seus funcionários, via treinamentos, cursos e palestras – incluindo iniciativas voltadas ao desenvolvimento pessoal de seus empregados.

Também são citadas as ações motivacionais desenvolvidas em datas festivas, como Páscoa e Dia das Mães, e confraternizações que reúnem funcionários e diretoria em comemorações como Festa Junina e Natal, além das reuniões para homenagear os aniversariantes do mês. Todas essas iniciativas contribuem para a integração, a qual se reflete não apenas na produtividade, mas no aprimoramento das relações humanas.

O Sindicato também apresenta no relatório as ações socioambientais implementadas, como a reciclagem – que coletou 800 quilos de papel e 20 quilos de pilhas e baterias nos dois últimos anos –, bem como o fato de todas as torneiras do edifício terem temporizadores e de o ar condicionado gerar impacto quase zero no meio ambiente. Outro destaque também enfatizado no documento foi a criação, em 2008, da vice-presidência de Sustentabilidade do Secovi-SP e a participação, promoção e apoio de diversos eventos sobre a temática ambiental, assim como a assinatura de três protocolos com organismos governamentais (construções sustentáveis, acessibilidade e o programa “Madeira é Legal”).

O Sindicato adota uma política de combate à corrupção para aprovação de empreendimentos ou obtenção de documentos em organismos governamentais. A mesma postura norteia sua atuação no relacionamento com todos os setores da sociedade. É respeitado o sigilo de informações individualizadas sobre o desempenho do mercado imobiliário, sendo que os envolvidos assinam termo de confidencialidade e são auditados periodicamente. Dados individuais e o mailing dos representados da entidade jamais são tornados públicos.