ACIGABC

Notícias

DESIGNER DÁ DICAS PARA MOBILIAR APARTAMENTO DE BAIXA METRAGEM

21.03.2013

Designer dá dicas para mobiliar apartamento de baixa metragem

  
Imóveis de 43m² a 68m² são os mais vendidos da região

Publicado em 15/03/2013 12:09 
Última atualização às 12:09

CÁSSIA ARBULU
Do Rudge Ramos Jornal*

A procura por apartamentos com metragens menores aumentou nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Secovi-SP (Sindicato de Habitação) referente ao ano de 2012, o segmento de dois dormitórios destacou-se com 13.371 unidades vendidas durante o ano passado, correspondendo a 49,6% do total de apartamentos comercializados.
No ABC a situação não foi diferente. Segundo a última pesquisa da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), no mesmo período, os apartamentos mais vendidos foram os de dois dormitórios, que representam 57% das vendas e possuem uma metragem que varia entre 43m² e 68m².
Os apartamentos com metragem baixa ganharam espaço no setor imobiliário que vinha apostando mais na vida familiar e nos imóveis maiores. Um lugar mais prático e com um custo menor foi o que chamou a atenção do propagandista Rafael Maskovik, 27, que comprou um apartamento de 65m², em São Bernardo.
Agora, ele vem enfrentando um problema para mobiliar o apartamento. “Os dormitórios são muito pequenos, só cabe uma cama e o armário, não sei como aproveitar melhor o espaço”, afirmou Maskovic.
Para casos como esse há especialistas que podem ajudar a compor um imóvel, mesmo pequeno, tornando-o aconchegante e sem mexer muito no bolso. O design de interiores, que inclusive já tem curso em nível superior, é esse profissional.
Daniella Couto é designer de interiores e acredita que o principal problema para mobiliar é o padrão de móveis grandes existente na sociedade, que não acompanhou o formato dos ambientes atuais. “Esse padrão se enquadraria até os anos 90 quando as pessoas moravam em casas e os apartamentos eram maiores, mas hoje é diferente, as peças têm que ser multifuncionais, por exemplo, uma cama tem que ser cama, baú e gaveteiro”, afirmou Daniella.
Muitas vezes esse tipo de móvel não é encontrado nas lojas e a designer aconselha que os clientes procurem um marceneiro, para que possam fazer móveis especializados e de acordo com as medidas exigidas pelo comprador, sem sair muito de seus orçamentos.
Daniella afirma que a primeira coisa que tem que se pensar é que a função não é das peças, a função é do espaço, as pessoas têm que ter um lugar para sentar, um lugar para comer, não precisa ser um sofá, ou uma mesa, esses objetos podem ser substituídos por outros semelhantes.
A designer ressalta que o cliente tem que ver o que ele realmente precisa, e dá dicas para ampliar o espaço e deixa-lo mais aconchegante. “Cores claras, espelho, objetos transparentes, vidros e boa iluminação são essenciais para uma maior sensação  de amplitude.”

*Esta reportagem foi produzida pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

últimas notícias