ACIGABC

Notícias

SÃO BERNARDO ENTREGA 72 APARTAMENTOS

09.10.2011

A Prefeitura de São Bernardo entregou ontem 72 unidades habitacionais no Sítio Bom Jesus. Essa é a primeira das quatro etapas do Projeto de Urbanização Integrada do Alvarenga, que prevê 878 apartamentos. Também foram entregues um centro comercial com 10 lojas para reposição de pontos de comércio removidos e o primeiro trecho do parque linear ao longo do Córrego Alvarenga.
Somente no Sítio Bom Jesus serão construídos 344 apartamentos de 42 metros quadrados. A obra, iniciada em março do ano passado e com previsão de entrega das quatro etapas até o fim de 2012, é considerada a principal intervenção em área de proteção e recuperação ambiental da Represa Billings e está orçada em R$ 68,5 milhões. Além do Sítio Bom Jesus, o projeto prevê a urbanização de outros três assentamentos: Alvarenga Peixoto, Divinéia-Pantanal 1 e 2 e Jardim Ipê. Um total de 2.514 famílias será contemplado com novos apartamentos.
"Apenas o assentamento do Jardim Ipê não prevê a construção de unidades habitacionais. No local será reformado um prédio construído em regime de mutirão pelos próprios moradores e que necessita de melhorias. A novidade é que neste bairro será construído um Centro Cultural e Ambiental e um campo de futebol", destaca a secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia Regino.
Outra etapa de entrega de apartamentos será também no Sítio, prevista para o início do ano que vem. No total, 1.488 famílias terão novas moradias no bairro. Haverá obras também de infraestrutura, equipamentos e serviços públicos para outras 610 famílias residentes em unidades que serão regularizadas.
MELHORIAS
No local ainda estão previstas a construção de um Centro de Referência da Assistência Social e reforma de um campo de futebol. O Córrego Alvarenga passou por obras de canalização e o parque linear conta com playground, ciclovia e praça. Um mural de 191 metros, produzido por artistas da região, também pode ser visto ao longo do parque.
"Este projeto ficou parado desde 2004 e ninguém levou pra frente", alfineta o prefeito Luiz Marinho (PT), que não poupou críticas à administração anterior pelo arquivamento do plano de revitalização do bairro. "Fizemos algumas readequações no projeto original, mas o fato é que estas pessoas viviam em uma realidade desrespeitosa", completa.
 
Moradores comemoram casas sem ratos
Não ter de conviver mais com a ameaça de enchentes e sem que ratos invadam as residências é motivo de comemoração para os moradores do Sítio Bom Jesus. Para a auxiliar de cozinha Divani Soares dos Santos, 42 anos, uma das primeiras a receber as chaves do novo apartamento, a vida será bem mais fácil.
"O acesso pelas ruas era muito difícil, tinha lixo e esgoto a céu aberto. Os ratos eram enormes", lembra. Casada e mãe de dois filhos, Divani ainda cuida do irmão deficiente. O apartamento ganhou banheiro adaptado para facilitar o uso. A família conta os dias para se transferir para a nova casa. "No dia 17 de outubro já podemos mudar".
O operador de máquinas Ricardo Pereira de Souza, 33, também comemora o fim de uma espera de três anos para ocupar o apartamento. Assim como os demais moradores, ele recebe auxílio-aluguel de R$ 315.
Os comerciantes que tiveram seus estabelecimentos removidos para execução das obras também receberam as chaves das 10 lojas do centro comercial. Francisco de Assis Ferreira, 67, que vende milho verde e frutas, teve seu negócio paralisado há oito meses. "Hoje sobrevivo da aposentadoria. Agora, com o novo ponto comercial, acredito que terei um aumento de 80% nos lucros", prevê.

últimas notícias