ACIGABC

Notícias

CONDIÇÕES DE INVESTIMENTO EM LOCAÇÃO

19.06.2015

Mesmo com preço em queda, adquirir imóveis não é garantia de um bom retorno financeiro, alerta economista

O período de euforia com os altos rendimentos do mercado imobiliário já passou,  mesmo
assim,  adquirir  casas  e  apartamentos para locação ainda é uma das principais formas de investimento dos brasileiros. Em meio a um período de instabilidade econômica, investir neste segmento continua sendo um bom negócio? A resposta de especialistas no setor quase sempre é a mesma: depende.
O economista da Anefac, Miguel  José  Ribeiro  de  Oliveira, pondera que a pessoa que tiver recursos para investir encontrará  preços atrativos, devido à grande oferta de imóveis à venda no mercado. Contudo, a quantidade de unidades para locação também está alta, portanto, o investidor corre o risco de seu empreendimento passar muito tempo sem um inquilino.
Para  o  economista,  é  preciso avaliar se existe uma demanda para morar na região onde se encontra o imóvel.
O  retorno do investimento pode vir da cobrança do aluguel ou então da valorização do imóvel. No Brasil, em média, o proprietário recebe 5% do valor do imóvel como renda de aluguel no final de um ano. Em São Paulo, esta taxa sobe para 6,3%, uma das maiores do País. Para o vice-presidente comercial da VivaReal, Lucas Vargas, o investidor deve somar a taxa de retorno de aluguel com a expectativa de valorização do imóvel para julgar se realmente vale a pena investir no mercado imobiliário. Dependendo deste índice, pode ser mais rentável alocar recursos em outros fundos, como o de renda fixa.
Perspectivas. A redução do limite de financiamento do valor do imóvel usado para 50% pela Caixa pode prejudicar quem comprou lançamentos com a intenção de investir. Isso porque, assim que o investidor receber a chave, o imóvel será considerado usado, dificultando sua venda devido às novas regras.
Incerteza. Se não gerar renda,os imóveis geram despesas.

últimas notícias