APLICATIVO PERMITE SIMULAR FINANCIAMENTO DO MINHA CASA, MINHA VIDA

16.08.2016

Um aplicativo criado pelo Governo Federal permite a simular o subsídio para comprar um imóvel pelo “Minha casa, minha vida”. A avaliação é feita pela internet, e os interessados podem emitir a Carta MCMV, com validade máxima de 60 dias, contendo o valor limite do benefício calculado de acordo com as informações preenchidas.

O acesso é feito pelo site do programa habitacional. Para simular, é necessário informar dados pessoais como CFP, data de nascimento, nome completo, além da localização do imóvel.

Com a carta emitida, o cliente deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal mais próximo para dar o início aos procedimentos de contratação do financiamento habitacional pelo programa. Além da carta, é preciso apresentar os documentos pessoais e do imóvel a ser adquirido. Os bancos realizam a análise de crédito e, somente após a aprovação, é que o interessado poderá adquirir o imóvel.

Entenda as faixas

Faixa 1
A modalidade produz empreendimentos habitacionais destinados às famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800. Os valores variam de acordo com a localidade, e o governo pode arcar com até 90% do valor do imóvel.

Faixa 1,5
É destinada a famílias com renda até R$ 2.350 e oferece subsídios de até R$ 45 mil para financiamento de imóveis até R$ 135 mil.

Faixa 2
O subsídio de até R$ 27.500 é destinado a famílias com renda entre R$ 2.351 e R$ 3.600. A taxa de juros varia de 5,5% a 7% ao ano.

Faixa 3
O financiamento possibilita o acesso à moradia por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, de famílias com renda bruta mensal acima de R$ 3.600,00 e até R$ 6.500, com taxas de juros até 8,16% ao ano.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/minha-casa-minhas-duvidas/aplicativo-permite-simular-financiamento-do-minha-casa-minha-vida-19926401.html#ixzz4HWQPLJAj