AGÊNCIA E PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ CELEBRAM CONVÊNIO PARA GESTÃO DA INNOVA

04.05.2015

Por meio de cooperação técnica, Município contará com entidade para realização de atividades da incubadora de empresas de base tecnológica

Apoiar pequenos empreendedores que apostam em projetos inovadores a impulsionar um novo negócio é a missão da InNova, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André. Para dar continuidade às atividades de fortalecimento dos incubados, nesta terça-feira, dia 28, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Prefeitura de Santo André assinaram convênio de cooperação técnica.

“Tenho a honra de poder compartilhar este importante momento com pessoas que encaram diariamente grandes desafios. Cada vez mais devemos formar e capacitar empreendedores, pois as pequenas e médias empresas geram muitos empregos em nosso país. Não tenho dúvida de que o Grande ABC vai continuar se destacando nesse sentido, com o Poder Público abraçando esse movimento e com o apoio da Agência para fortalecer os pequenos empreendimentos”, declarou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga.

Por meio da parceria entre Agência GABC e Prefeitura de Santo André, a InNova dará andamento a ações como a realização de consultorias para capacitação dos empreendedores, além de manter serviços básicos que as empresas necessitam para desenvolverem seus negócios. No local são oferecidos cursos de preparação gerencial, assessorias, consultorias, orientações na elaboração de projetos para captação de recursos junto às instituições de fomento, entre outros serviços.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, ressaltou a importância da inovação para fortalecer e expandir mercados, mencionando, como exemplo, a participação de empresas da região na cadeia de fornecedores da indústria de defesa, no processo de produção dos caças Gripen. “Para isso acontecer, foi necessário grande investimento em pesquisa e tecnologia. É isso que temos que perseguir. Não podemos nos acomodar. É importante termos visão de médio e longo prazo”, declarou.

O convênio de cooperação técnica assinado nesta terça-feira será válido por um ano, podendo ser estendido por até mais cinco anos. Seguindo plano de trabalho, até março de 2016 serão investidos cerca de R$ 200 mil em ações de divulgação, domínio, hospedagem e manutenção de site para a InNova, além de consultorias jurídica, contábil, em pesquisa, inovação e desenvolvimento, de planejamento estratégico, para desenvolvimento de relatório de patente, em marketing e vendas, em gestão financeira e de elaboração de plano de negócios.

Entre as metas do convênio estão incrementar a competitividade por meio da modernização gerencial e de qualificação técnica dos incubados; criar ferramentas, através das consultorias e assessorias, para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas aos mercados nacionais e internacionais; facilitar a integração dos incubados e demais entidades, tanto de ensino quanto de pesquisa, para que as empresas possam assimilar transferência de tecnologia; disseminar informações sobre as atividades da InNova e empresas atendidas; e dar transparência e visibilidade às atividades da incubadora.

Atualmente a InNova atende oito empresas. Após a cerimônia de assinatura do convênio, foram empossados os membros do Conselho Gestor e do Conselho Consultivo da InNova.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e vice-prefeita de Santo André, Oswana Fameli, ainda para este semestre está previsto o ingresso de cinco novas empresas na InNova. “O Conselho Consultivo terá o desafio de avaliar os mais de 20 projetos que nos foram apresentados”, afirmou.

Além de convênio com a Incubadora de Santo André, a Agência de Desenvolvimento Econômico GABC possui convênio com a Prefeitura de Mauá para a realização de ações da Incubadora de Empresas Barão de Mauá.

Sobre a InNova - A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André tem área de 220 m² e salas equipadas com internet e linhas telefônicas destinadas a empresas nascentes. A incubadora oferece espaço físico por um determinado período e apoio para a consolidação das iniciativas. A articulação entre empresas, universidades e centros de pesquisa também é estimulada pela incubadora.

O processo de seleção de novos projetos é permanente e a direção da incubadora recebe as propostas durante o ano. O Conselho Consultivo, constituído com a participação de empresas, sindicatos, universidades e entidades empresariais, avalia as propostas. Se não houver vagas, as empresas dentro do perfil de atuação da InNova entram em uma lista de espera para ocupar o espaço.

A InNova, que existe desde 2002 e teve atividades retomadas em 2013, está instalada na Av. Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, Santo André.

Confira a reportagem no site da Agência GABC.