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PONTE ERRADA DO RODOANEL É OBSTÁCULO PARA O FERROANEL.

16.08.2012

No projeto original do Tramo Sul, que afetará diretamente o ABCD, ferrovia compartilharia ponte. A ponte construída para o Trecho Sul do Rodoanel sobre a represa Billings, que no projeto inicial incluía o uso para o transporte ferroviário, é o primeiro obstáculo para a construção do Tramo (trecho) Sul do Ferroanel. A grande ponte, feita a toque de caixa pelo governo estadual para entregar o complexo rodoviário, não pode comportar a passagem de trens de carga, de acordo com engenheiros ouvidos pelo ABCD MAIOR. Nesta quarta-feira (15/08), a presidente Dilma Rousseff anunciou programa de concessões de R$ 133 bilhões para ampliar e modernizar rodovias e ferrovias, a partir de PPPs (Parcerias Público-Privadas). Deste total, R$ 91 bilhões serão aplicados na reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias nos próximos 25 anos. O leilão de concessão dos primeiros 2,6 mil quilômetros de ferrovia, que inclui o projeto dos tramos Norte e Sul do Ferroanel São Paulo, deve ser feito em abril de 2013. O Tramo Sul do Ferroanel, que seguirá paralelo ao Rodoanel Sul, será a segunda etapa do projeto a ser construída. Ainda não há estimativa de custos, mas o valor deve ficar entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões. O Ministério dos Transportes prevê assinar o contrato para as obras do Ferroanel em julho de 2013. De acordo com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, quando implantado, o anel ferroviário seguirá os moldes do Rodoanel e irá circundar a Grande São Paulo, interligando as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. Tramo sul - No projeto do Trecho Sul do Rodoanel foi prevista faixa de domínio maior, de 160 metros, para receber a ferrovia na margem externa do anel. As desapropriações já foram feitas e em algumas pontes já foi preparada a fundação para a construção das novas pontes ferroviárias. Para o professor de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC, Humberto de Paiva Júnior, nos trechos em que os dois traçados se aproximam foi previsto o adiantamento de algumas obras para o Ferroanel, como a terraplenagem. “Mas a estrutura da ponte construída sobre a Billings não comporta trens de carga. Se o Ferroanel passar por ali, será preciso construir nova ponte.” Para o professor de Engenharia Civil e mestre em Transportes pela FEI, Creso Peixoto, a construção pode ser adaptada para receber a malha ferroviária, mas os custos da reforma podem ser muito altos. “O custo de uma adaptação poderia ser mais alto do que construir uma nova ponte para a ferrovia. O ideal é que projetos assim já saiam do papel com as duas funções definidas.”

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