EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DEBATE NA UFABC

04.10.2012

O quarto encontro do projeto Desigualdade Regional e as Políticas Públicas, desenvolvido pela UFABC (Universidade Federal do ABC), será realizado nesta segunda-feira (08/10). A mesa, que contará com a participação de professores das cinco regiões brasileiras, terá como tema as Ações Afirmativas e a Educação para Pessoas com Deficiência. O objetivo é debater a situação do deficiente frente ao acesso à educação nos mais diferentes níveis de ensino. Um dos assuntos em discussão será a Lei de Cotas sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto deste ano e que prevê a reserva de 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e instituitos federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. A prioridade no preenchimento da cota será dos alunos que se autodeclararem negros, pardos e indígenas. “Temos a lei das cotas que determina a destinação de 50% das vagas para cotas raciais e sociais, mas em nenhum momento se falou em cota para deficientes, que a meu ver é o grupo que talvez mais precise. Estamos defasados em relação ao setor privado, que já destina vagas para deficientes”, argumentou o professor do Bacharelado em Políticas Públicas e organizador do evento, Artur Zimerman. Escola Pública - Desde sua inauguração, em 2006, a UFABC reserva vagas para estudantes de escolas públicas. Mas não há nenhum tipo de ação para portadores de deficiência. “Temos alguns alunos deficientes, mas não existe uma política específica. Por isso, o objetivo (do evento) é discutir a situação no Brasil e saber o que pode ser feito, até mesmo sugerindo políticas públicas neste sentido”, afirmou Zimerman. A inscrição pode ser feita pelo blog desigualdaderegionalufabc.wordpress.com. A entrada é gratuita, aberta à comunidade em geral. O encontro acontece no novo campus da UFABC de São Bernardo, na rua Arcturus, s/n, Bairro Anchieta, próximo ao Ginásio Poliesportivo, das 15h às 19h, com intervalo para café. Universidade realiza feira de estágio Universitários interessados em conseguir uma vaga no mercado de trabalho são o alvo da Feira de Estágio, que teve início nesta quarta-feira (03/10) e se encerra nesta quinta-feira (04/10) no campus Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC). Empresas como Mitsubishi, CIEE e Citibank participam do evento, que pretende recrutar estagiários e trainees para as mais diversas áreas. A feira é aberta para alunos de outras instituições e acontece das 10h às 19h. Além de visitar os estandes e poder se inscrever para o processo seletivo das 15 empresas participantes, os estudantes poderão assistir a palestras sobre o mercado de trabalho. “O objetivo é divulgar as vagas, os departamentos de RH das empresas estarão presentes e vão orientar os candidatos. O foco da feira é o recrutamento”, enfatizou o organizador do evento, Fabiano Medeiros, da agência Armazém das Ideias. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.feiraufabc.com.br. O campus de Santo André da UFABC fica na avenida dos Estados, 5001(Bloco A, térreo), Bairro Bangu, Santo André.