CUSTOS CONDOMINIAIS SOBEM 0,34% EM JUNHO

09.08.2016

No acumulado de 12 meses, índice elaborado pelo Secovi-SP apresentou elevação de 9,57% na Região Metropolitana de São Paulo

O estudo Índice de Custos Condominiais (Icon) registrou aumento de 0,34 % em junho. O levantamento é realizado mensalmente pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na Região Metropolitana de São Paulo. O indicador foi puxado pelos itens "Manutenção de equipamentos" e "Conservação e limpeza", que aumentaram, no mês, 1,69% e 1,41%, respectivamente.

A variação no primeiro semestre de 2016 foi de 2,52%, bem abaixo da registrada no mesmo período do ano anterior, que apontou 5,18%. No acumulado de 12 meses - julho de 2015 a junho 2016 -, a variação foi de 9,57%, inferior ao IGP-M de 12,21% (veja gráfico) medido em igual intervalo de tempo pela Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, o Icon serve de referência para síndicos e administradoras avaliarem as variações dos gastos de seus condomínios. "Ao comparar seus índices com o Icon, é possível dimensionar se seus gastos estão dentro, abaixo ou acima da média, e adotar medidas corretivas, caso seja necessário", comenta Gebara, reforçando que o índice não deve ser usado para reajustar a taxa condominial.