VALTER MOURA E PAULO LAGE ASSUMEM AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

21.02.2011

Como antecipado pelo RDOnline, o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, e o dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage, foram indicados nesta quinta-feira (17) para assumir a presidência e vice, respectivamente, da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. Pela primeira vez, desde a fundação da entidade em outubro de 1998, o comando é dividido entre um representante do setor empresarial e outro do movimento sindical, ou seja, reproduz a relação capital/trabalho.

Moura destaca que a prioridade, além de dar sequência ao trabalho do antecessor (Adler Kiko Teixeira – prefeito de Rio Grande da Serra) na questão do polo tecnológico, será a instalação de um centro de convenções regional. “Não é aceitável que uma população como a nossa (quase 3 milhões de habitantes) não tenha centro para mostrar ao mundo o que nós produzimos aqui”, disse. “Não se pode falar em desenvolvimento se não tiver onde expor os produtos”, emendou.

Mesmo com a posse prevista para 30 de março, o novo dirigente já quer reunir os integrantes da diretoria (composta pelos prefeitos do ABC e representantes da sociedade civil – universidades, movimento sindical, Polo Petroquímico e associações comerciais) para encaminhar a discussão de local para sediar eventos de grande porte. “Pode até ter centro em mais de uma cidade. O que não pode é continuar sem nenhum”, disse, lembrando que, hoje, grandes eventos são, obrigatoriamente, realizados no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo.

Capital/trabalho

Paulo Lage enfatiza que é necessário rever o planejamento, feito em 2003, e atualizar as prioridades da agência. O sindicalista brincou com a nova composição que dirigirá a entidade. “O ABC tem dessas coisas (risos). Nós já criamos uma relação bastante madura (capital/trabalho). Nós temos divergências, mas é preciso trabalhar o que converge.
Com 51% do capital sob controle do setor privado e 49% de instituições públicas, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi constituída para atuar como braço operacional do Consórcio