S. BERNARDO RECEBE 66% DOS RECURSOS DO PAC NA REGIÃO

20.03.2012

Conjunto Três Marias terá, ao todo, 1.236 unidades habitacionais, das quais 852 já estão prontas. Foto: Norberto da Silva De R$ 1,8 bilhão para obras realizadas no ABCD, R$ 1,2 bilhão serão destinados à cidade De todo o dinheiro investido pelo governo federal no ABCD por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mais da metade, ou 66%, foi destinada para obras de habitação, saneamento e infraestrutura de São Bernardo. De acordo com balanço da Caixa Econômica Federal, o agente financeiro dos recursos, feito a pedido do ABCD MAIOR, R$ 1,23 bilhão foram destinados ao município para as obras. Os recursos provêm tanto do PAC 1 quanto da segunda fase do programa, o PAC 2, sendo que desta segunda etapa ainda virá mais verba, com projetos pré-aprovados e aguardando o fim de licitações e início das obras para serem liberadas. Ao todo, as sete cidades do ABCD, com exceção de Rio Grande da Serra, já receberam R$ 1,865 bilhão do PAC. Santo André, que possui uma realidade socioeconômica bastante parecida com a de São Bernardo, como número de habitantes e déficit habitacional, conseguiu trazer apenas R$ 260 milhões com os projetos apresentados até este ano. Dados que se aproximam de cidades menores que Santo André e São Bernardo em termos de população, como Mauá e Diadema, que receberão R$ 120 milhões e R$ 234 milhões, respectivamente, desde que o programa foi criado, em 2007. Juntas, Santo André, Mauá, Diadema, São Caetano e Ribeirão Pires conseguirão empregar R$ 635 milhões, aproximadamente metade do valor destinado a São Bernardo, sendo que São Caetano trouxe R$ 12 milhões e Ribeirão Pires, R$ 9 milhões. Minha Casa - Grande parte desses investimentos já ganhou corpo, e se transformou em unidades habitacionais, através do eixo Minha Casa, Minha Vida, que faz parte dos módulos de investimentos do PAC. É o caso do conjunto Três Marias, em São Bernardo. No local, a prefeitura irá entregar para famílias de baixa renda 1.236 unidades habitacionais, sendo que 852 já estão prontas e habitadas. Do total de R$ 81 milhões para a obra, R$ 57 milhões são recursos do PAC e R$ 24 milhões são de contrapartida da Prefeitura. Em Diadema, parte da verba relacionada foi empregada no PAC Mananciais, que retirou famílias de áreas de risco ou de áreas de preservação ambiental e as realocou em locais seguros. Mauá utilizará verbas para urbanização Já em Mauá, além de unidades habitacionais, que devem somar duas mil, a Prefeitura irá utilizar a verba do PAC 2 para fazer um estudo na área do Chafik/Macuco, que deverá orientar a Administração para possíveis projetos de urbanização de área. Outro investimento importante para a Região e que será construindo parcialmente com recursos do PAC 2 é o metrô leve. O projeto e execução são do governo do Estado, mas a iniciativa contará com contrapartida de São Bernardo, de onde o metrô leve partirá, e também do governo federal, por meio do PAC Mobilidade. Metade - Cerca de 50% do volume total dos recursos oriundos do PAC 2 e que já foram definidos pela governo federal para o Estado serão investidos no ABCD. De acordo com a Caixa Econômica Federal, R$ 2 bilhões já estão garantidos para a Região, sendo que para São Bernardo são estimados R$ 618 milhões inicialmente. Além de unidades habitacionais, a verba será empregada na canalização de córregos, como Capuava/Demarchi e ribeirão dos Meninos. Obras de infraestrutura e correção de riscos de deslizamento também serão contempladas. De acordo com a Caixa, São Bernardo é a cidade com maior território (408 quilômetros quadrados) da Região e deve receber recursos que possibilitem o crescimento natural do município. ‘Minha Casa’ atinge 1 milhão de famílias O governo federal anunciou neste mês de março que contratou moradias para quase 1 milhão de famílias pelo eixo Minha Casa, Minha Vida do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com investimentos de R$ 85,1 bilhões no primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff. A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento executou R$ 204 bilhões – 21% dos R$ 955 bilhões previstos para o período 2011-2014. De acordo com balanço divulgado no início do mês pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o valor total de ações já concluídas chega a R$ 142,8 bilhões, dos quais R$ 127 bilhões foram executados em 2011 (17,9% dos R$ 708 bilhões previstos para serem concluídos até 2014).