CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCE PELO QUINTO MÊS SEGUIDO

02.08.2010

O setor de construção civil apresentou um crescimento sólido no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Junho marcou o quinto mês consecutivo de alta consistente acima da linha divisória de 50, o que determina crescimento da atividade. O indicador ficou em 53,8 pontos. De acordo com a CNI, a expansão não tem relação unicamente com o final da crise econômica mundial, já que os números da atividade do setor de construção civil vêm se mantendo em alta desde dezembro de 2009, demonstrando também a boa situação financeira das empresas do setor. A margem de lucro operacional do trimestre também foi considerada mais que satisfatória pelos empresários. As perspectivas também são positivas para os fabricantes de material de construção. Depois que o setor registrou crescimento de 19,78% no primeiro semestre do ano, um levantamento divulgado semana passada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) mostrou que 88% das empresas estão otimistas quanto ao desempenho das vendas internas nos próximos meses. O nível médio de utilização da capacidade instalada está em 87%, segundo a pesquisa. "A estabilidade do indicador aponta que as indústrias estão ampliando sua capacidade no mesmo ritmo da demanda", afirma a associação em nota. Para os próximos meses, a expectativa é que as ações de ampliação sejam aceleradas, "pois 76% das indústrias têm pretensão de investir nos próximos 12 meses, o maior nível mensurado este ano".