MIRIAM BELCHIOR APONTA OS RUMOS DA CONSTRUÇÃO NO ABC

24.11.2011

ABC - A ministra do Planejamento Miriam Belchior participou esta semana de um evento promovido pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc) para discutir as possibilidades dentro da construção civil na região. De acordo com a ministra, entre as obras previstas para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) para a região, a prioridade ficará por conta das obras de drenagem.

"O ABC tem 6 bilhões de reais só do PAC . Eles serão investidos com prioridade em obras de infraestrutura como urbanização de favelas, saneamento básico, abastecimento de água, drenagem para combate as enchentes e investimentos no polo petroquímico", afirmou a ministra.

Outro ponto levantado por Belchior foram as obras referentes ao rodoanel. "Esta obra viária está entre as mais importantes do estado, por isso a atenção nela redobra. Além do que, passando pelo ABC, ela também será importante para a economia da região", afirmou.

Também no evento, o prefeito da cidade Luiz Marinho (PT), lembrou que entre as obras programadas para a região está a construção de um piscinão no estacionamento do Shopping Metrópole, que custará R$ 275 milhões, sendo R$ 204 milhões pagos pelo governo federal, R$ 50 milhões pelo Estado de São Paulo e R$ 21 milhões do município. "Estamos investindo para melhor resolver o problema da enchente em São Bernardo, e os governos estadual e federal estão sendo parceiros neste caminho".

Com relação ao desempenho nacional dentro da construção, mediante toda a turbulência mundial, a ministra mostrou otimismo. De acordo com a ministra, os investimentos do PAC, como o programa Minha Casa, Minha Vida, o reajuste de 14% no salário mínimo previsto para janeiro e a desoneração de impostos aos pequenos e micro empresários, que devem chegar a R$ 26 bilhões neste ano, são fundamentais na manutenção do crescimento do país. Aos empresários presentes, garantiu: "não se preocupem, porque o País vai continuar crescendo".

Durante a visita à região, a ministra recebeu do presidente da Acigab, Milton Bigucci, o prêmio "O construtor", pelos relevantes serviços prestados à comunidade através da execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no campo da habitação popular.

Além da homenagem, ainda foi realizada a posse da nova diretoria e do Conselho Deliberativo da Acigabc. "É uma homenagem criada em 2011 pela associação para as pessoas que mais se destacaram em seu ramo e que prestam serviços relevantes ao seu País, ao seu estado, à sua cidade ou até mesmo à sua comunidade", disse Bigucci que também é presidente da construtora de mesmo nome. Marinho também enalteceu o trabalho que Miriam Belchior vem exercendo à frente do ministério do governo Dilma. "É uma homenagem mais do que merecida. Ela participou ativamente do governo Lula e comandou com mestria o PAC com a então ministra Dilma", relembrou o chefe do Executivo.

A homenageada do dia agradeceu o prêmio e ainda destacou a importância do Programa de Aceleração do Crescimento. "Fiquei muito feliz por ser a primeira premiada. É muito importante termos uma associação como essa, que reúne empresários com visão de futuro", ressaltou. "O PAC potencializa nossos investimentos e no balanço da segunda etapa do programa investimos mais de R$ 143 bilhões nas cidades", e completou afirmando que conta com a região para manter o ritmo de crescimento no País. "Sempre que precisamos, as cidades do ABC ajudaram a economia brasileira, e daqui para frente não será diferente, contamos com o bom momento da construção civil por aqui para manter o ritmo em todo o País", finalizou.