GAFISA APRESENTA MELHORA NOS RESULTADOS TRIMESTRAIS

14.11.2012

Um ano após anunciar o início de seu processo de reestruturação, que incluiu o encolhimento de operações, a Gafisa apresentou, ontem, ao mercado, resultados que apontam melhoras de rentabilidade, redução de endividamento e que vem cumprindo diretrizes anunciadas em novembro de 2011, como concentração da marca Gafisa nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, aumento da participação da empresa de loteamentos Alphaville nos seus negócios e foco na entrega de empreendimentos da Tenda. A companhia reverteu o prejuízo de R$ 51,247 milhões registrado no terceiro trimestre de 2011 e obteve lucro líquido de R$ 4,841 milhões no intervalo de julho a setembro deste ano. Na comparação dos dois intervalos, a receita líquida cresceu 22%, para R$ 1,064 bilhão. A margem bruta, principal indicador de rentabilidade do setor, subiu de 19% no terceiro trimestre de 2011 para 29%. A margem a apropriar ficou em 35%, ante 36% no segundo trimestre e no mesmo período de 2011. A geração de caixa medida pelo Ebitda pelo critério ajustado somou R$ 183,144 milhões, 197% acima do mesmo intervalo de 2011. Por área de atuação, o Ebitda de Gafisa foi de R$ 69 milhões; o de Alphaville, de R$ 92 milhões; e o de Tenda, de R$ 22 milhões. A margem Ebitda ajustada consolidada foi de 17,2%, acima dos 7,1% do terceiro trimestre de 2011. O total das despesas com vendas, gerais e administrativas aumentou 10% no trimestre ante o mesmo período do ano passado, para R$ 150,892 milhões. A relação entre dívida líquida e patrimônio da companhia ficou em 106%, ante 112% no segundo trimestre. Sem considerar o financiamento de projetos, essa relação cai para 28%, ante 34% nos períodos comparado. A Gafisa teve geração de caixa consolidada positiva de R$ 149 milhões no terceiro trimestre. A companhia tem conseguido gerar caixa tanto pela sua atividade de incorporação quanto pela venda de terrenos considerados não estratégicos, medida que já havia anunciado que tomaria. No acumulado de janeiro a setembro, o fluxo de caixa operacional acumulado chegou a R$ 607 milhões. A companhia optou por sua meta de fluxo de caixa operacional para o ano do intervalo de R$ 500 milhões a R$ 700 milhões para a faixa de R$ 600 milhões a R$ 800 milhões. Na prática, o que foi feito nos nove meses representa 87% do ponto médio da nova meta. No fim do trimestre, o saldo total de recebíveis da Gafisa era de R$ 8,33 bilhões, 16% menor que o do intervalo equivalente do ano passado e 7% inferior ao do segundo trimestre. O imbróglio entre a Gafisa e os antigos controladores de Alphaville referentes aos 20% restantes da empresa de loteamentos continua em avaliação pela Câmara de Conciliação e Arbitragem Brasil-Canadá. A Gafisa comprou Alphaville em 2006. Conforme a companhia, a marca Alphaville representa, atualmente, quase metade dos lançamentos de 2012. A expectativa é que o total lançado com a marca Alphaville supere R$ 1 bilhão. No trimestre, os lançamentos da companhia somaram R$ 451,9 milhões, com queda de 57% na comparação anual. As vendas caíram 34%, para R$ 689,3 milhões.