CDHU MARCA SORTEIO EM SÃO CAETANO

15.02.2011

Depois de nove meses da primeira tentativa, foram marcados data e local para sorteio das unidades da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) no bairro Prosperidade, em São Caetano: 12 de março, às 11h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella, localizado na Avenida Walter Thomé, 64, no bairro Olímpico.

A última data divulgada pelo órgão estadual foi 10 de junho de 2010. À época, a CDHU desmarcou o evento dois dias antes, alegando ter seguido orientação da Polícia Militar de que o local não comportaria com segurança todos os inscritos - 10.839.

Assim, dezenas de pessoas compareceram ao Teatro Paulo Machado e foram surpreendidas ao descobrir que o sorteio dos 97 apartamentos havia sido adiado. Revoltadas, exigiram o cumprimento do telegrama recebido nos dias anteriores, informando do sorteio para o dia 10 de junho.

A CDHU informou que enviou telegrama imediatamente aos participantes avisando sobre adiamento. Muitos presentes questionaram o aviso de última hora, mas nenhuma nova previsão foi dada e, desde então, o Estado vem protelando o anúncio da data.

A CDHU informou ontem que todas as famílias receberão uma nova senha pelo correio e deverão depositá-la nas urnas no dia do evento. A Companhia alertou que senhas antigas foram canceladas e que, por isso, é importante que o candidato deposite a nova senha na urna, pois a antiga não tem mais validade.

O sorteio será público . A disputa, em média, é de 111 pessoas por imóvel.

APARTAMENTOS
Localizadas na altura do número 44 da Rua São José, as novas unidades habitacionais da CDHU terão cerca de 50 metros quadrados cada. A administração municipal informou que os apartamentos terão dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e um banheiro. O prédio terá padrão diferenciado por áreas com jardins, piso podotátil (artifício utilizado a fim de transmitir informação a deficientes visuais por meio da sensação tátil da planta dos pés) e espaços que viabilizam convívio social.

Serão cinco blocos, todos com andar térreo e mais quatro pavimentos. Do total de unidades, 7% serão destinadas a famílias com portadores de deficiências, 5% a idosos e 4% a policiais ou agentes penitenciários inscritos.

O sorteio será dividido por faixas de renda por meio de um software desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado) e acompanhado por autoridades da cidade e representantes da CDHU, além de uma empresa de auditoria independente.

A lista com os sorteados será divulgada no site da CDHU (www.habitacao.sp.gov.br) e afixada também na Prefeitura.

Auricchio se reúne com companhia para tentar mais unidades

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, terá reunião amanhã com representantes da CDHU para tentar viabilizar mais empreendimentos para a cidade. Auricchio deverá apresentar à empresa três opções de terreno para construção de moradias populares.

Segundo a administração, uma das áreas é particular e fica na região central da cidade. As outras duas estão no bairro Nova Gerty. Dos três terrenos, um é propriedade do Estado e da União, conjuntamente, e outro é responsabilidade somente da administração estadual. A Prefeitura ainda não tem detalhes do projeto porque conta com a ajuda da companhia para iniciar as tratativas - no caso de constatada a viabilidade dos terrenos -, pois uma desapropriação seria muito cara e acabaria por inviabilizar o projeto.

Atualmente, São Caetano conta com 747 famílias que moram em cortiços. A ideia é resolver logo sobre os terrenos para que, em março, quando o condomínio do bairro Prosperidade for entregue, já seja feito o anúncio dos novos projetos.