FOCO NO CORTE DE CUSTO ABRE ESPAÇO PARA EGGS

16.07.2013

Um ano após dar início às suas atividades, a Eggs Imóveis - empresa que tem como um dos seus sócios o ex-presidente da Rodobens Negócios Imobiliários, Eduardo Gorayeb - possui R$ 800 milhões de Valor Geral de Vendas (VGV) de contratos em carteira e cifra semelhante em fase de análise de orçamento. A Eggs presta serviços a incorporadoras e loteadoras focados na redução de custos, do suporte para definição dos projetos ao repasse dos recebíveis dos clientes para bancos.

Conforme Gorayeb, a Eggs participa do risco dos projetos juntamente com as incorporadoras, pois sua remuneração está atrelada à parcela de 0,9% a 1,2% das vendas do empreendimento imobiliário para o qual foi contratada, dependendo dos serviços prestados.

A atuação da Eggs, de acordo com o executivo, possibilita que as empresas reduzam as despesas de lançamentos e acelerem o processo de repasses para os bancos. "No mercado, vão sobreviver as incorporadoras que errarem menos e atenderem melhor aos clientes", afirma Gorayeb.

No setor de incorporação, o ganho de velocidade dos repasses é uma busca, principalmente, das companhias de capital aberto, num momento em que gerar caixa é um dos principais objetivos do setor. "Temos um programa de fidelidade, em que os clientes que mantiverem o cadastro atualizado ganham pontos. Por meio de uma pasta digital, controlamos a validade dos documentos", diz Gorayeb.

Segundo ele, esse monitoramento contribui para evitar atrasos no processo de repasse dos recebíveis para os bancos.

Outro exemplo dos serviços da Eggs é a coleta de informações de potenciais compradores de imóveis nos plantões de vendas e análise dos dados reunidos. Essas informações podem servir de base, por exemplo, para o lançamento das fases seguintes de um projeto e para a definição de que investimentos em mídia deram mais retorno e quais podem ser reduzidos, de acordo com Gorayeb.

O cadastro de potenciais clientes pode começar por meio de totens eletrônicos, antes do lançamento, em áreas próximas ao futuro plantão de vendas, como as principais vias da região, supermercados e escolas.

No momento, a Eggs tem conversado com bancos privados para começar a dar suporte para geração de financiamento imobiliário, com análise de crédito e montagem de pastas dos clientes. "Queremos ter um piloto até o fim do ano", diz Gorayeb.

Embora os serviços da Eggs tenham sido desenvolvidos para atender às incorporadoras, 70% do VGV é contratado por loteadoras. Conforme Gorayeb, as empresas de desenvolvimento urbano necessitam buscar mais eficiência nas vendas e ter histórico de sua carteira organizado, principalmente se quiserem comercializar recebíveis.

A maioria das incorporadoras que contrata os serviços da Eggs é de capital fechado, mas o executivo espera que a parcela das empresas abertas aumente. As companhias abertas têm seus próprios departamentos dedicados a repasses.

Gorayeb deixou a presidência da Rodobens em julho 2011 e do conselho da empresa em outubro daquele ano. Um ano e meio atrás, comprou 25% de participação na empresa de softwares GS. A Eggs foi criada a partir da GS.