REGIÃO CONTRATA MAIS EM MARÇO, O MELHOR MÊS DE 2013

22.04.2013

Por: Paola Cruvinel  (paola@abcdmaior.com.br)

emprego na construção civil na região foi um dos setores da atividade econômica que contribuiu para o saldo positivo na criação de vagas. Foto: Amanda Perobelli

Resultado de mais de 2,5 mil novos postos deixa boa expectativa para o ano, diz economista

O saldo de vagas no ABCD em março ficou positivo em mais 2.523 postos de trabalho com carteira assinada. O total de empregos formais é resultado das 31.733 admissões e 29.210 desligamentos nas empresas. O desempenho regional é considerado favorável porque indica que a Região continua contratando e deixa boas expectativas para o restante do ano.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados nesta quinta-feira (17/04), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os ramos de atividade no ABCD, a criação de empregos formais se destacou no setor de serviços com 1.843 contratações, seguido da construção civil, 739; serviços de administração pública, 339; e indústria, 59, número considerado estável. Já o comércio foi o setor que teve o maior número de desligamentos, eliminou 423 vagas na Região.

Pelo segundo mês seguido, Santo André foi a 5ª colocada entre as que mais geraram vagas no Estado, sendo a melhor colocada na Região, com um saldo de 1.168 postos de trabalho. São Bernardo vem na 6ª posição e São Caetano ficou em 29ª. Mauá ficou com saldo negativo, com perda de 233 postos de trabalho. (veja tabela)

De acordo com Zeíra Camargo, economista da Subseção Dieese no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a pesquisa traz um expectativa boa para 2013. “O fato de a Região ter tido postos positivos de trabalho em março, um mês em que a economia começa a se organizar para o ano, deixa uma expectativa boa a partir de abril, já que as empresas continuam dando sinais positivos e ainda levando em conta o desempenho ruim de janeiro”, explica a economista. A recuperação do emprego é clara nos três primeiros meses. Se em janeiro o saldo foi negativo, com a perda de 778 postos de trabalho, fevereiro houve o ganho 2.212 postos e março com 2.523.

No País - O saldo de empregos com carteira assinada no País, em março, atingiu o melhor resultado para o mês em três anos, gerando 112.450 vagas. No primeiro trimestre, foram criados 306.068 postos de trabalho. Em 12 meses, o saldo é de 1.097.338 crescimento de 2,83%. O Ministério estima que 39,8 milhões de trabalhadores têm carteira assinada.

Região cria Arranjo produtivo de autopeças

O APL (Arranjo Produtivo Local) de Autopeças foi criado nesta quarta-feira (17/04). O grupo é formado por representantes dos sindicatos, universidades, empresas e do poder público. O objetivo é a união do grupo para discutir medidas que fortaleçam o setor diante das oportunidades do novo regime automotivo, o Inovar-Auto. Cerca de 100 empresários da Região participaram do lançamento, que ocorreu na Prefeitura de São Bernardo.

O Inovar Auto é considerado fundamental para dar uma guinada nos negócios do setor. “O propósito do regime é excelente, mas precisamos articular para nos inserirmos, se não de nada serve a exigência do conteúdo de peças local”, explicou Fausto  Cestari, representante do Ciesp ( Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).