CAIXA EMPRESTA R$ 2,1 BILHÕES NA REGIÃO

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

Claudinei Plaza/DGABC

O ano de 2013 rendeu bons negócios para a regional da Caixa Econômica Federal. As contratações de créditoimobiliário entre as sete cidades atingiram a marca dos R$ 2,117 bilhões entre janeiro e dezembro, valor que supera em 16% o montante de R$ 1,814 bilhão em 2012. Apesar de o valor ser maior, o número de contratos assinados se manteve entre um ano e outro: 18.943.

Os imóveis de até R$ 250 mil são os mais procurados hoje no Grande ABC. “Geralmente têm 52 m², dois dormitórios e uma vaga de garagem”, detalha o gerente regional de construção civil da Caixa, Rafael Toneli Arcanjo.

Dados publicados pelo Diário em dezembro servem como base para justificar o aumento de contratosimobiliários. Entre janeiro e setembro, o volume de apartamentos novos vendidos foi 9,8% superior ao registrado no mesmo período de 2012. Foram comercializadas 5.856 unidades no ano passado, contra 5.335 em 2012, segundo levantamento da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) sobre as vendas e os lançamentos realizados até o terceiro trimestre.

Arcanjo espera que o cenário continue bom, com previsão de contratação para este ano 10% superior a 2013, fechando 2014 em R$ 2,3 bilhões. “A região ainda conta com um estoque de imóveis de médio e grande padrão lançados em anos anteriores que estão sendo absorvidos pelo mercado. Outro destaque são os lançamentos de imóveis comerciais no ano passado, importantes para o Grande ABC, devido ao crescimento do segmento de serviços.”

Segundo a diretora adjunta da regional do SindusCon-SP (Sindicato da Habitação), Rosana Carnevalli, 2014 promete ser um ano muito melhor para o setor da construção civil do que foi em 2013. “Esperamos que o volume de lançamentos cresça na ordem de 15% ao longo deste ano. Consequentemente, o montante de empregados no segmento, assim como a compra de insumos, também terão números melhores. O cenário é bastante positivo. Vamos ajudar a economia brasileira a girar.”

PAÍS - O volume de crédito imobiliário no Brasil alcançou R$ 109,2 bilhões, estabelecendo recorde histórico, com aumento de 32% em comparação com 2012, de acordo com números divulgados pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). No período, foram financiadas 529,8 mil unidades, contra 453,2 mil em 2012.

Os dados contabilizam apenas os recursos que provêm da poupança.

ESTATAL - Só a Caixa Econômica atingiu, em 2013, R$ 134,9 bilhões em contratações do crédito imobiliário. O volume ultrapassou a previsão de R$ 130 bilhões para os 12 meses. A quantidade de financiamentos também superou a média dos anos anteriores. Em 2013, o número de contratos foi superior a 1,9 milhão, enquanto, em 2012, foi firmado 1,2 milhão. Nos últimos três anos, foram mais de R$ 300 bilhões em crédito para compra da casa própria concedidos somente pela estatal.

Para o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, “a estabilidade econômica, somada ao aumento da renda e às melhores condições de financiamento permitem maior acesso ao crédito.”