VENDA DE IMÓVEIS CRESCE 8,9% EM SP

17.12.2010

A venda de imóveis residenciais novos tem se mantido aquecida. Em outubro, segundo levantamento do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), a cidade de São Paulo registrou aumento de 8,9% no volume comercializado, ante setembro.

Foram negociadas 3.034 unidades, contra 2.785 em setembro e 2.471 em outubro do ano passado. Ou seja, incremento de 22,8% na comparação entre os meses de outubro de 2009 e 2010.

Em termos de mercado imobiliário na cidade paulista, o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, estima fechar o ano com estabilidade nas vendas em relação a 2009 - com a comercialização entre 35 mil e 36 mil unidades, e lançamentos residenciais da ordem de 33 mil a 34 mil unidades.

No Grande ABC não é diferente. As vendas de imóveis crescem entre 7% e 9% ao mês, conta Alvarino Lemes, delegado regional do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

"Notamos que neste ano, em especial, devido o aquecimento econômico e o aumento na renda do trabalhador, não teremos um período considerado ruim (entre dezembro e fevereiro), como nos anos anteriores. Estamos mantendo as vendas e lançamentos", completa o delegado.

A Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio) registrou em outubro o lançamento de 5.143 unidades na Capital- alta de 77,7% em relação a setembro (2.894) e de 104,3% comparado a outubro do ano passado (2.517).

Ao se observar o mercado de lançamentos na Região Metropolitana, nota-se que a Capital participou com 78% do total produzido (6.540 unidades). O restante se concentrou praticamente no Grande ABC, que representou 20% do volume lançado em outubro na Grande São Paulo (1.308 imóveis).

Segundo a Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), as vendas acumuladas de imóveis novos na região já somam 4.540 unidades (entre janeiro e setembro) deste ano.

Em termos de lançamento são 6.124 imóveis, contra 3.187 lançados no mesmo período de 2009.

PROCURA - Em outubro, ainda segundo o levantamento do Secovi-SP, houve maior participação do nicho de dois quartos, com 1.417 unidades e 46,7% do total negociado, seguido por imóveis de três dormitórios, com 1.102 unidades (36,3%). Com isso, 83% do total das vendas no décimo mês do ano se concentraram no mercado de dois e três dormitórios.

ACUMULADO - O total de unidades comercializadas no ano na cidade de São Paulo praticamente se estabilizou, diante dos resultados observados em igual período de 2009.

De janeiro a outubro de 2010 foram vendidos 27.639 imóveis - alta de 0,3% em relação aos 27.558 negociados nos dez meses equivalentes do ano passado.