ACIGABC

Notícias

MERCADO IMOBILIÁRIO APRESENTA ESTABILIDADE, APONTA RADAR ABRAINC-FIPE

30.01.2017












As condições do mercado imobiliário ficaram estáveis em novembro de 2016 na comparação com outubro, segundo o Radar Abrainc-Fipe. A nota média do indicador no mês foi de 2,4 pontos, com leve queda de 0,1 ponto.

Na comparação anual, houve queda de 0,8 na média geral.

Calculado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o levantamento tem pontuação de zero a dez, conforme as condições sejam consideradas de desfavoráveis e favoráveis. Atualizado mensalmente, o Radar Abrainc-Fipe apresenta dados de lançamentos, vendas, entregas, oferta final e distratos para o mercado primário de imóveis residenciais e comerciais.

Em novembro, houve melhora do indicador de crédito imobiliário, enquanto os referentes à demanda e ao ambiente do setor pioraram. Já o indicador de ambiente macroeconômico não apresentou variação.

A dimensão ambiente macro teve nota de 2 pontos, a de crédito imobiliário, de 2,3 pontos, a de demanda, de 1 ponto e a ambiente do setor, de 4,4 pontos.

O único indicador que melhorou foi o ambiente macro. As dimensões de crédito imobiliário, demanda e ambiente do setor apresentam notas menores do que as de novembro de ano passado.

(Chiara Quintão)

últimas notícias