REGIÃO ATINGE RECORDE COM A VENDA DE 10.054 APARTAMENTOS NOVOS

Região atinge recorde com a venda de 10.054 apartamentos novos
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC

Nunca se vendeu tanto apartamento na região. O mercado imobiliário teve recorde de vendas de unidades verticais novas em 2013. Segundo pesquisa da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) divulgada ontem, foram comercializados 10.054 apartamentos, maior registro desde o início da série histórica, iniciada há sete anos. Em relação a 2012, o acréscimo foi da ordem de 6,9%. O preço médio dos imóveis ficou em R$ 340 mil.
De acordo com o levantamento, o resultado reflete a grande oferta de crédito das instituições financeiras, que são obrigadas a destinar parte da captação de poupança para o segmento. Para este ano, no entanto, a previsão é de estabilidade frente a 2013, devido ao fato de que a Copa do Mundo e a eleição pode atrapalhar a demanda por imóveis.
A diretora adjunta da regional do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de São Paulo) do Grande ABC, Rosana Carnevalli, no entanto, acredita que a busca por moradia não deve parar por causa dos eventos, mas pode diminuir de ritmo. “Entendo que, talvez, os investidores esperem esses períodos passarem para avaliar como o mercado vai se comportar.”
NÚMEROS - O estoque das construtoras passou de 4.408 unidades para 4.202, queda de 4,7%. A pesquisa mostra que o número ainda é alto, mas não o suficiente para apresentar risco ao setor. A quantidade considerada ideal é de 2.500 a 3.000. O alto volume de lançamentos, 8.707, porém, faz a compensação do total de imóveis prontos e não comercializados. Ao todo, as empresas colocaram no mercado R$ 2,97 bilhões em apartamentos.
Dentre as 10.054 unidades vendidas, 39,3% tiveram contratos finalizados no primeiro semestre e, o restante, nos seis meses seguintes. Os apartamentos de dois dormitórios dominaram a lista, com 5.451 moradias vendidas. O levantamento da Acigabc mostra, porém, que a tendência é de que o interesse por um quarto aumente neste ano.
Em 2013, as construtoras lançaram 1.064 unidades com um dormitório, 12% do total, e venderam 646.
Santo André, São Bernardo, São Caetano, consecutivamente, tiveram os maiores volumes de vendas.