AQUISIÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL É SÉTIMA DA LOPES NO ANO

21.12.2010

SÃO PAULO - Uma semana depois de adquirir o controle da Local, uma das maiores imobiliárias de São Paulo, a Lopes anuncia a compra da Ducati, de Porto Alegre. A Lopes pagou R$ 15,5 milhões por 51% da companhia. Apenas este ano, a empresa já desembolsou R$ 85,5 milhões na compra de sete imobiliárias - tem ainda R$ 40,8 milhões a pagar nos próximos cinco anos.

A exemplo das outras aquisições, a Lopes pagou R$ 5,3 milhões e o restante será pago ao longo de quatro anos de acordo com metas de lucro e financiamento. Com quatro lojas em Porto Alegre e uma em Canoas, a Ducati tem expectativa de vendas de R$ 428 milhões em 2011 e R$ 690 milhões, em 2014. Atualmente, a empresa possui 330 corretores - metade das vendas da imobiliária é de lançamentos e os outros 50% de imóveis novos.

A imobiliária gaúcha já tinha planos de abrir quatro lojas, duas em Porto Alegre, uma em Curitiba e uma em Santa Catarina - que serão mantidos pela Lopes. Segundo Marcelo Leone, diretor de relações com investidores da Lopes, a ideia é que as novas lojas tenham foco na venda de usados. "A empresa não foi formatada para ser vendida, mas surgiu o que seria a melhor oportunidade para agregar valor à empresa", afirma Luis Felipe Ducati, empresário de 30 anos, que criou a companhia há seis.

A Lopes já tinha adquirido a Dirani, também em Porto Alegre, em 2007. Totalmente focada em lançamentos, a primeira compra foi incorporada pela Lopes. O mercado da região metropolitana de Porto Alegre lança cerca de R$ 2 bilhões.

O sul do país representou 12% das vendas da Lopes no terceiro trimestre do ano. Equivale ao mercado do Rio, que respondeu por 11%. O maior mercado é São Paulo, que corresponde a 50% das vendas e onde a Lopes fez quatro aquisições este ano. Até setembro, a Lopes vendeu R$ 9,6 bilhões.

Ao todo, desde 2007, a Lopes já fez 13 aquisições. Mais agressiva no início, a concorrente BR Brokerssurgiu da união de 16 imobiliárias e depois comprou outras onze. Este ano, no entanto, fez apenas uma aquisição, em Curitiba.