CAIXA LANÇA MICROCRÉDITO PARA MULHER

23.03.2011

A Caixa Econômica Federal assina hoje, com a SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres), protocolo de intenções para apoiar o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do microcrédito produtivo orientado.

Embora o projeto seja realizado em parceria com o governo, não haverá subsídio federal. A SPM vai ajudar a Caixa a mapear cidades ou regiões em que haja políticas públicas voltadas ao desenvolvimento profissional da mulher. "Serão valorizadas iniciativas já existentes, em um primeiro momento, a fim de facilitar a implementação do crédito", afirma o coordenador da Comissão Nacional das Mulheres e consultor da presidência da Caixa, Januário Rodrigues Neto.

O objetivo, entretanto, é expandir a iniciativa a todas as localidades em que houver potencial empreendedor entre as mulheres. O Grande ABC, inclusive, pontua Neto, é uma região muito importante, principalmente pelo contingente populacional e que pode ser beneficiada pelo microcrédito.

Embora as condições para a tomada do empréstimo ainda não estejam definidas, sabe-se que pode utilizá-lo mulheres definidas como pessoas físicas, MEIs (Microempreendedores Individuais), microempresárias e até cooperativas que tenham grande participação do sexo feminino. Não se pode ter o nome sujo e é preciso comprovar atividade econômica, principalmente no caso das informais.

O financiamento, de até R$ 15 mil, poderá ser utilizado para abertura ou expansão do negócio. Os juros vão variar de 0,93% a 3,9% ao mês, e os parcelamentos podem ser feitos de quatro a 24 meses. A proposta é oferecer taxas baixas em um prazo rápido, o mesmo das outras linhas de crédito da Caixa.

"Pensamos em oferecer melhores condições a quem investir em mão de obra, por exemplo. Se a mulher tem direito a emprestar R$ 1.000, se contratar alguém poderá expandir seu crédito para R$ 5.000", diz Neto