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SÃO BERNARDO LIGARÁ PIRAPORINHA AO ABD

10.05.2011

Para proporcionar mais agilidade no deslocamento de motoristas entre os bairros Planalto e Paulicéia, a Prefeitura de São Bernardo fará avenida ligando a Piraporinha ao Corredor ABD. O traçado da via será paralelo ao Ribeirão dos Couros. O objetivo das intervenções é facilitar a viagem de quem sai de Diadema sentido Santo André, evitando os congestionamentos no Centro e no bairro Rudge Ramos.

O investimento total previsto na construção da marginal é de R$ 180 milhões, que serão pagos por meio de um financiamento da Prefeitura junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Além da criação da via, o projeto prevê a canalização do rio.

A primeira fase da obra, já em andamento, liga a Piraporinha até a altura da Avenida São Paulo, no Jordanópolis. A pista terá 920 metros de extensão. A previsão do secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, é de que o segmento esteja concluído em um ano.

Já o segundo trecho, cuja licitação foi lançada na semana passada, terá 1,1 quilômetro. "Esse contrato deverá ser assinado na metade de julho. Sendo assim, as obras começarão em agosto. A nossa meta é terminar esse trecho em 24 meses", antecipou o secretário.

Nos dois segmentos, a avenida terá uma pista para cada sentido, com três faixas de rolamento em cada uma. A via será semaforizada e o limite de velocidade deverá ser entre 60 km/h e 70 km/h.

O secretário avaliou que a marginal diminuirá os transtornos para o condutor que precisa atravessar a cidade nos horários de pico. "O motorista terá mais uma opção de deslocamento, podendo escolher se o melhor caminho é a Piraporinha ou o Corredor ABD." Em alguns pontos, as pistas irão ultrapassar a divisa de São Bernardo com Diadema.

Na prática, a nova avenida será uma continuação da Avenida Robert Kennedy, no Planalto. Os moradores dessa região terão mais facilidade para se deslocar para bairros como Rudge Ramos e Taboão. A administração avaliou que o corredor também será responsável por desafogar o tráfego da Avenida Lucas Nogueira Garcez e dos acessos ao Km 18 da Via Anchieta.

Ainda não foi definido pela administração se a avenida terá um nome ou será chamada simplesmente de Marginal do Ribeirão dos Couros.

ENCHENTES
A administração garantiu que, além de melhorar o viário, as obras contribuirão para o combate às inundações no Ribeirão dos Couros. Em nota, a Prefeitura informou que a canalização terá largura de 12 metros, dimensionado para cheias com tempo de retorno de 100 anos.

A Prefeitura informou ainda que o leito do rio será retificado, "de maneira que se tenha escoamento com regime uniforme e a velocidade suficiente para reduzir drasticamente as enchentes".

Também faz parte da intervenção a implantação de um coletor-tronco de esgotos sanitários. Segundo o secretário, a obra será feita por uma empresa contratada pela Prefeitura e, no futuro, a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irá reembolsar o valor investido.

 

Projeto prevê viaduto próximo ao piscinão da Paulicéia

O projeto do segundo trecho da Marginal do Ribeirão dos Couros prevê a construção de dois viadutos - um para cada sentido - no bairro Paulicéia, próximo ao piscinão e a um hipermercado. Os elevados terão aproximadamente 400 metros e farão a transposição do Corredor ABD sobre o Ribeirão dos Couros e a Avenida 31 de Março, fazendo com que o anel viário metropolitano tenha características de via expressa.

Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, o objetivo dos viadutos é diminuir o impacto da nova avenida no Corredor ABD.

VIA ANCHIETA
Campos informou que será definido neste mês o vencedor da licitação que prevê a criação de três novas alças de acesso na Via Anchieta. Um dos novos trechos será na altura do Km 23 da rodovia, onde funcionará o Viaduto Moyses Cheid, abandonado há cerca de 30 anos. O elevado ligará o bairro Ferrazópolis à Avenida Presidente João Café Filho.

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