30 DE NOVEMBRO: DIA DO SÍNDICO - VEJA A ENTREVISTA FEITA COM TANIA REGINA DA NEON IMÓVEIS E ADMINISTRADORA

30.11.2015

Hoje, 30 de novembro, é comemorado o Dia do Síndico, um profissional de fundamental importância para o bom funcionamento dos condomínios. Mas você sabe o que de fato faz um síndico e por que ele é tão importante? Para responder a estas questões, a ACIGABC fez uma entrevista com a Tania Regina Peres Mendes da empresa Neon Imóveis e Administradora e reuniu importantes informações sobre a atuação deste profissional. Veja a entrevista na íntegra.

1.     Qual a função do síndico em um condomínio?
O síndico tem a função de manter a gestão interna do condomínio. Parece simples, mas essa gestão envolve itens de suma importância como:

• Manter o quadro de funcionários que garanta a segurança e limpeza do condomínio;
  • Se forem funcionários contratados, manter o registro dos funcionários dentro do que determina a lei e a Convenção coletiva de trabalho da categoria, checar a idoneidade e segurança da empresa à ser contratada;
  • Escolher através de cotações as empresas prestadoras de serviço (terceiros) sempre que possível com o acompanhamento do Subsíndico e Conselho;
  • Chamar de acordo com a Convenção Condominial uma Assembleia Geral Ordinária que deverá ser preparada se possível com o auxílio do Conselho para definição do valor da contribuição condominial para o próximo exercício. Nessa mesma assembleia prestar contas da gestão do exercício anterior, contas essas que deverão estar previamente aprovada pelo Conselho;
  • Deve cumprir e fazer cumprir a Convenção Condominial e as normas previstas no Regulamento Interno;
  • Acompanhar o cumprimento da Previsão Orçamentária aprovada na AGO;
  • Renovar anualmente o Seguro Obrigatório do Edifício além dos demais itens como limpeza da Caixa D´água, dedetização das áreas comuns e recarga de extintores;
  • Renovação do AVCB-Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros na periodicidade exigida por lei;
  • Atender as necessidades e expectativas dos condôminos sempre que possível;
  • Acompanhar e dar satisfação da situação dos inadimplentes aos demais condôminos;
  • Representar o condomínio sempre que necessário em juízo, tanto na esfera penal como na esfera civil.

Em resumo, o Síndico deve zelar plenamente pelo cotidiano de seu Condomínio e seus moradores.

2.     Quais são as tarefas e os maiores desafios que um síndico enfrenta no dia a dia?

Creio que principalmente em função dos empreendimentos atualmente envolverem um numero maior de unidades, o maior desafio do síndico é harmonizar o convívio entre os moradores, pois isso depende do bom andamento de todos os itens acima.

3.    De que forma os síndicos podem se atualizar para serem melhores gestores?

O apoio da administradora com informes sobre atualização da legislação e movimento do mercado são frequentes é fundamental nesse sentido. Além disso, atualmente existem alguns cursos  que podem auxiliar nesse sentido.

4.     No geral, como é a relação entre condôminos e síndicos? Existe algo que pode ser melhorado?

Nesse caso a comunicação do síndico com os condôminos é de grande importância. Vários caminhos podem ser utilizados para que essa comunicação seja objetiva. Um canal importantíssimo é um site de informações oficiais com acesso rápido e atualizado.

5.     Qual a diferença entre o trabalho do síndico e da administradora de condomínio?

Na verdade o síndico é quem representa o condomínio em todas as esferas como já salientado. A Administradora tem o papel de assessorar o síndico possibilitando que ele cumpra todas as suas funções de forma correta e não seja pego de surpresa com as alterações que ocorrem com frequência principalmente nas contribuições tributárias.

6.    Qual a importância do trabalho de entidades como a ACIGABC para o desenvolvimento de síndicos e condomínios em geral?

Essas entidades possibilitam a atualização dos síndicos através de cursos e palestras específicas, além de orientar em algumas consultas importantes.

7.    Quais as principais características que um candidato a síndico deve possuir?

O síndico deve ser uma pessoa que mantenha um bom relacionamento com os condôminos mas que também tenha firmeza para manter a ordem interna do condomínio. Além disso, em função da atual complexidade dos assuntos que envolvem o condomínio, o perfil dos síndicos tem mudado muito.  Atualmente é de extrema importância que o síndico possua  conhecimento mínimo na área de informática em função das atividades que são realizadas on line.

8.    Gostaria de deixar uma mensagem final para todos que moram em condomínios?

Hoje os meios de comunicação oferecem uma série de facilidades . No entanto, se mal utilizados provocam discórdia e desarmonia. Dessa forma, os condôminos devem ser organizar para caminharem sempre num único sentido, em prol do condomínio, deixando de lado desavenças e interesses particulares.

9.    Fale um pouco de você, seu histórico profissional e dos serviços que a Neon executa.

A Neon está no mercado de condomínios há 30 anos mantendo os seus serviços voltados à atender o condomínio em todas as suas necessidades, sempre acompanhando de perto para segurança de todos os condôminos. Nosso trabalho tem como diferencial a conta individualizada que é totalmente gerenciada pelo próprio condomínio eletronicamente. Fornecemos ainda, toda orientação legal, necessária ao cotidiano do condomínio.

A ACIGABC parabeniza a todos os síndicos pelo dia de hoje.