ACIGABC

Notícias

PREFEITOS APRESENTAM PARA MINISTRA PLANO DE MOBILIDADE

26.04.2013

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, estará no Consórcio Intermunicipal nesta sexta-feira (26/04), quando receberá dos prefeitos das sete cidades o Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana do ABCD.
A prioridade do pacote regional de obras, que incorpora a proposta de conexão entre as cidades por meiode corredores, é o transporte coletivo. A estimativa é que o pacote custe cerca de R$ 10 bilhões para a realização de 116 obras em 16 eixos classificados como prioritários pelos secretários de Transportes da Região.
O projeto que será apresentado à ministra teve como ponto de partida o Plano de Mobilidade Regional contratado pelo Consórcio e elaborado desde 2012.
No Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro último, a presidente Dilma Rousseff pediu ao presidente do Consórcio, Luiz Marinho, agilidade na apresentação de um projeto de Mobilidade de caredaçãopauta@abcdmaior.com.br ráter regional.
A partir daí, os secretários municipais de Mobilidade (Trânsito/Transportes) e a consultoria contratada elencaram as intervenções mais importantes dentro de um inventário feito pelos municí-pios do ABCD com todos os projetos previstos para a área.

Orientação

O prefeito Luiz Marinho esteve com a ministra Miriam Belchior em 6 de março último para apresentar a proposta inicial do pacote de projetos que poderá receber financiamento federal. Por orientação da ministra, as equipes hierarquizaram as obras e valorizaram mobilidade coletiva, preparando proposta técnica para o encontro que será nesta sexta-feira.
O Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana do ABCD prioriza tanto corredores exclusivos ou preferenciais ao transporte coletivo, como obras estruturantes que aumentam a capacidade de ruas e avenidas de forma a melhorar a fluidez para o trânsito e desafogar gargalos do transporte público.

últimas notícias