IMÓVEL PARA TEMPORADA REGISTRA ALTA DE 132%

29.11.2010

Quem planeja alugar imóvel para passar o Natal ou Réveillon no Litoral paulista vai precisar pesquisar muito os preços. Neste ano está até 132% mais caro o valor das diárias em relação ao mesmo período de 2009.

O valor pago por apartamentos de quatro dormitórios, por dia, em 2009, era de R$ 662,75. Neste ano,passou para R$ 1.540, em cidades localizadas no chamado Litoral Central, que agrega Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga.

A pesquisa, realizada pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), feita com 72 imobiliárias de 12 cidades, mostra ainda que a diferença de preços é enorme, podendo variar entre R$138,33 (apartamento tipo quitinete) até R$ 1.631,82 (casa com quatro dormitórios), a diária.

Entre esses extremos, há apartamentos de dois dormitórios por R$ 300 e casas de três quartos sendo ofertadas a R$ 696,30.

No Litoral Norte, dos seis tipos de imóveis que se obteve valores médios de locação diária, quatro estão com preços maiores e dois com valores menores em relação ao Réveillon do ano passado. Em cidades como Ubatuba e Ilhabela, a menor locação foi de R$ 304,28 por casas de um dormitório, preço que sobe para R$ 476,64 se a opção for pelas de dois dormitórios. As casas com quatro quartos estão cotadas a R$ 1.493,69 a diária.

Apesar da elevação José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP, afirma que "há opções para todos os gostos e bolsos". "O que não há é muito prazo para que os interessados se decidam, porque a procura pelos imóveis já começou e deve crescer nestes próximos dias", alerta.

Consequentemente, quanto mais próximo do dia da virada, mais caros ficarão as locações. "É a lei da oferta e da procura. Com o aumento da renda, mais pessoas têm a possibilidade de alugar uma casinha para passar o Ano Novo, assim, o número de imóveis disponíveis fica menor", afirma o delegado seccional do Grande ABC do Creci-SP, Alvarino Lemes.

De acordo com a entidade, a maioria dos proprietários determinou aos corretores e imobiliárias que as pessoas fechem pacotes de locação pelo período mínimo de dez dias. Essa é a situação em Santos e em várias outras cidades, "mas há sempre possibilidade de se fazer acordo para locação por sete dias, especialmente se o contrato for fechado com mais antecedência", esclarece Viana Neto.

O Litoral Sul é o que tem os aluguéis mais baratos em todos os tipos de imóveis pesquisados, à exceção dos apartamentos quitinete do Litoral Central.

No segmento de casas, em cidades como Praia Grande e Peruíbe, as opções vão de diárias que variam de R$ 200 (um dormitório) a R$ 675 (quatro dormitórios). Os imóveis de três dormitórios estão cotados a R$ 496,88, por dia.

Pequenos cuidados evitam transtornos em contratos de aluguel

O fim do ano está chegando e o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) recomenda alguns cuidados na hora de alugar imóvel para temporada de férias.

O guia de sobrevivência começa pela locação em si. As partes interessadas - proprietário e locatário - devem recorrer a corretor de confiança, com quem já tenham negociado ou que tenha sido indicado por conhecidos, indica Hilton Pecorari Baptista, diretor de locação residencial do sindicato.

As formas de pagamento do aluguel de temporada são livremente combinadas entre as partes. Segundo ele, metade do valor normalmente é pago no ato da contratação e o restante na entrega das chaves. Ele recomenda ainda atenção especial ao preço. "Desconfie se ele for muito inferior à média de mercado, porque isso pode sinalizar problemas", aconselha Baptista.

O ideal é visitar o imóvel antes de alugá-lo, para saber qual é o estado real da casa ou apartamento (como mobílias) e quantas pessoas acomoda