BUSCA POR CRÉDITO VOLTA A SUBIR APÓS TRÊS QUEDAS

18.08.2010

Mais um indicador caminha no sentido de reforçar as expectativas do mercado de que a atividade econômica irá reagir a partir do segundo trimestre: o crédito. De acordo com o indicador Serasa Experian da demanda das empresas por crédito, a quantidade de empresas que procurou por empréstimo aumentou 0,5% em julho em comparação a junho. No confronto com o mesmo mês de 2009, a demanda recuou 1,9%. Quanto à variação na margem, embora seja de apenas 0,5%, ela se torna relevante porque quebra sequência encadeada de três meses de queda na procura de crédito por parte da pessoa jurídica. "O enfraquecimento do ritmo da atividade econômica observado durante o segundo trimestre contribuiu, sobremaneira, para os recuos mensais da demanda das empresas por crédito no período de abril a junho deste ano", afirmam os economistas da instituição. Assim, reiteram eles, a reação registrada em julho representa sinalização da retomada do crescimento econômico, porém num ritmo mais brando do que o predominado durante os primeiros meses de 2010. Na análise do resultado de julho, a Serasa detectou que a volta da busca por empréstimos foi liderada pelo setor comercial. As consultas feitas por este segmento determinaram expansão de 1% sobre junho. Já as empresas industriais e de serviços seguiram em direção oposta, recuando, respectivamente, 0,5% e 0,1%. No acumulado de janeiro a julho comparado com o acumulado em igual período de 2009, segundo o levantamento, o setor comercial lidera o ranking, com elevação de 8,8% na procura por crédito. Na sequência, aparecem os segmentos de serviços, com variação de 6,9%. "Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo faz com que este segmento apresente avanço de apenas 4,9% em demanda por crédito no acumulado dos primeiros sete meses."