USO DO APARELHO CELULAR É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO NOS CANTEIROS DE OBRAS

22.01.2016

Distração no celular pode provocar acidentes além de reduzir produtividade.
É recomendado manter aparelho desligado nas áreas mais perigosas.

O celular virou motivo de preocupação nos canteiros de obras em São Paulo. Tanto que o serviço social da construção civil criou regras para o uso pessoal do aparelho durante o trabalho. Para as empresas, além de reduzir a produtividade, a distração no celular pode provocar acidentes.

O serviço social da construção civil em São Paulo sugeriu um regulamento para o uso do celular em obras. É recomendado manter o aparelho desligado nas áreas consideradas mais perigosas.Se precisar de uma chamada de emergência, primeiro o trabalhador deve parar o serviço, informar o superior, ir para uma área indicada pela empresa e só depois, fazer a ligação. O regulamento não é obrigatório. Cada empresa da construção civil decide se vai adotar. O uso do celular não é indicado em situações consideradas de risco.

"Nós falamos sobre isso para evitar o uso particular, só usar em extrema necessidade, e parem de fazer o que está fazendo para utilizar o celular, mas nós não proibimos o uso do celular", fala o diretor de construtora, Milton Bigucci Junior.

As construtoras que aderiram estão colocando placas com informações sobre o regulamento nas obras. Os funcionários dizem que estão seguindo as regras. Algumas empresas também estão fazendo campanhas para orientar os trabalhadores.

Adotar normas para o uso do celular no trabalho pode ser feito por qualquer empresa. A medida é legal. A advogada Ana Paula Mesquita lembra que o funcionário que não seguir as regras da empresa pode ser punido ou até demitido.

"Se a empresa já fez o regulamento interno, já notificou os funcionários ou ainda se no momento da contratação, o funcionário já foi avisado ou consta do contrato de trabalho,  esse é um ato de insubordinação".