ACIGABC

Notícias

CONDOMÍNIO SOFRE COM LIXÃO CLANDESTINO EM STO.ANDRÉ

15.09.2010

Moradores dos 256 apartamentos do Condomínio New York, na Cidade São Jorge, em Santo André, convivem diariamente com descartes de lixo e entulho num barranco ao lado das residências. A sujeira acumulada no fim da Rua Soldado Dorival de Brito - área particular - provoca mau cheiro e a presença de ratos e cobras no entorno dos prédios.

A Prefeitura informou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município irá notificar o proprietário para murar e limpar a área.

Segundo os moradores, os despejos são realizados, principalmente, nos inícios das manhãs e fins de tarde. "Todo dia vejo entre três e quatro caminhões de entulho descarregando as caçambas no terreno. Os moradores do bairro também têm hábito de depositar tudo naquela área", afirmou o zelador do condomínio New York, Sérgio Viana de Souza, 48.

O Diário permaneceu no local ontem de manhã por 30 minutos. Nesse período, quatro pessoas foram flagradas depositando sacos e caixas de lixo no local. Do alto do morro, caixas d'água, entulho de construção, peças de roupa, vasos sanitários, sacos de lixo e restos de comida compõe a vista das pessoas que moram nos prédios da parte posterior do condomínio.

Outros dois pontos de concentração de lixo ao ar livre tornam a região suja. Na esquina das ruas Alagoas e Pernambuco, um terreno vazio acumula diversas caixas de madeira. A vegetação queimada e o grande acúmulo de cinzas indicam a realização de queimadas.

Alessandra Lopes Siqueira, 34, mora no Condomínio New York há quatro anos. Ela disse que a Prefeitura de Santo André foi avisada do problema "diversas" vezes, mas nada foi feito. "Eles (Prefeitura) dizem que não podem fazer nada porque a área é particular", afirmou.

Para a moradora, a temporada de baixa umidade e calor aumenta ainda mais a sensação de desconforto. "O cheiro que entra nos apartamentos é horrível. Além disso, o que aparece de mosquitos quando esquenta é absurdo", contou.

Onde reclamar - O trabalho de fiscalização na cidade é realizado pelas equipes da Gerência de Controle Ambiental e do Departamento de Resíduos Sólidos. As pessoas interessadas em denunciar o despejo de lixo em áreas ilegais devem ligar para o telefone 115.

últimas notícias