ACIGABC

Notícias

SECOVI SP APOIA REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA

24.01.2022

A revitalização do centro de São Paulo é vista como essencial para o desenvolvimento social e econômico da região.


Com validade até 2029, o plano diretor da cidade é visto como positivo para implantação de projetos que visam o desenvolvimento urbano. Um deles diz respeito à revitalização da região central da Capital, que abrange os bairros administrados pela subprefeitura da Sé (a própria Sé, República, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, Liberdade, Cambuci e Bom Retiro).

Segundo o novo presidente do Secovi SP, Rodrigo Luna, que assume a gestão 2022/24 no dia 1º de fevereiro, é de suma importância essa discussão principalmente pela preservação da área.

Inclusive os moradores colaboram com sugestões juntamente à prefeitura para aprimorar o estudo.

Os empresários do setor imobiliário apontam que a requalificação e extremamente necessária já que a moradia no local movimenta o setor econômico

"É preciso requalificar todos os imóveis, promover uma renovação completa. É uma área com infraestrutura urbana qualificada e muito bem instalada, que merece um tratamento cauteloso e exclusivo para possibilitar novos investimentos. É um desperdício deixar abandonado.", disse o presidente do Conselho de Administração da construtora e incorporadora Plano&Plano, Luna.

Mas ao mesmo tempo é necessário cautela já que prédios antigos precisam de cuidados específicos para atender a segurança e revitalização.

Por fim, além de uma política pública urbana, a revitalização do centro deve ser desejada por todos já que há uma série de liminares que impedem o avanço dos projetos.

"É preciso encontrar soluções ou São Paulo continuará a sofrer as mazelas da falta de uma política pública urbana. Não é o setor imobiliário, não é o executivo, não são as ONGs individualmente e não são os empresários. A sociedade como um todo precisa sentar à mesa e encontrar o melhor caminho para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo".

A conclusão do estudo está prevista para julho de 2022.



últimas notícias