UNIÃO DESTINA R$ 461 MI À REGIÃO

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/07/2014 às 07:32

Sem fixar uma data para encaminhar recursos de R$ 461,6 milhões à região, a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou ontem contrato do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade na presença de seis prefeitos do Grande ABC. Essa é a primeira etapa de investimentos e vai financiar obras nas cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, além de intervenções regionais executadas pelo Consórcio Intermunicipal.
A expectativa, entretanto, é de que o Palácio do Planalto mude a postura morosa e encaminhe os recursos ao Grande ABC com agilidade. A intenção das Prefeituras e do Consórcio é acelerar os trâmites burocráticos, como licitações, para garantir execução das obras ainda neste ano. A assinatura dos contratos ocorreu pouco mais de 10 meses após o anúncio do pacote de bondades feito pela presidente, no dia 19 de agosto, em visita a São Bernardo. Na ocasião, Dilma prometeu investir R$ 2,1 bilhões na região, nas áreas de Mobilidade Urbana, Habitação e infraestrutura.
Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) destacou que a “parceria” com o governo federal vai permitir que a cidade planeje a Mobilidade Urbana para os próximos 30 anos. “Nunca Mauá recebeu investimentos tão significativos quanto esses.” O petista lembrou que, além das obras previstas para corredores, terá verba para construção de seis terminais de ônibus. “Será um projeto que dará condições extraordinárias para os usuários do sistema de transportes públicos de Mauá”, completou.
Outro ponto exaltado foi a construção coletiva do plano de Mobilidade Urbana pelos sete prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal. “Pela primeira vez na história conseguimos consolidar processo de unidade e convergência de políticas. Não temos separação nas nossas divisas urbanas. Uma cidade é emendada em outra. É um modelo de governança assertiva”, comentou Donisete.
A caravana de prefeitos da região teve apenas a ausência de Saulo Benevides (PMDB), de Ribeirão Pires. O município terá aporte de R$ 58 milhões da União (veja arta ao lado com todas as intervenções). A cerimônia de assinatura dos contratos teve presença dos ministros das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.