ACIGABC

Notícias

VENDA DE MATERIAL CAI 7% EM OUTUBRO

09.11.2010

O volume de vendas no varejo de material de construção caiu 7% no mês de outubro no comparativo com setembro, segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa as 138 mil lojas do setor existentes no País.

Os resultados, apurados pela entidade a partir de pesquisa desenvolvida em parceria com o Ibope Inteligência, revelam que dos dez segmentos acompanhados apenas um apresentou crescimento - o de telhas e caixas-d'água, que subiu 1,5% em relação ao mês anterior. Todos os demais apresentaram queda, com destaque para o cimento, que caiu 10%.

O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, mostrou-se confiante numa recuperação das vendas no próximo mês. "Apesar destes resultados, esta mesma pesquisa traz forte percepção de que novembro deverá bater todos os recordes de vendas, segundo o grau de otimismo apresentado no estudo pelos comerciantes.

Para ele, os meses de novembro e dezembro serão muito impactados pela proximidade do término do benefício referente à desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos materiais, previsto para encerrar dia 31 de dezembro. "Isso vai fazer com que, tanto consumidores quanto construtoras, se apressem para aproveitar os preços mais baixos", destaca Conz.

Se o fim da desoneração do IPI for mantido, os produtos que tiveram benefício fiscal devem ficar 8% mais caros já no dia 1º de janeiro.

Ainda de acordo com o presidente da Anamaco, a chegada do fim do ano, com o 13º salário e a aproximação das festividades devem aquecer o setor. "As pessoas estão com dinheiro no bolso e querem deixar a casa bonita para o Natal e o Ano-Novo."

O varejo de material de construção acumula crescimento de 9% de janeiro a outubro deste ano e de 10% nos últimos 12 meses. A estimativa para 2010 é de atingir 11% de crescimento sobre 2009, quando o setor bateu recorde de faturamento - de R$ 45,04 bilhões.

últimas notícias