SANTO ANDRÉ TERÁ MAIS UM SHOPPING EM 2013

21.03.2012

Um centro de compras com 350 lojas e salas de cinema será o primeiro empreendimento nos terrenos da antiga Cidade Pirelli comprados pela multinacional Brookfield Incorporações em junho de 2010. As obras do Atrium Shopping Santo André começaram no dia 12, com previsão de inauguração para abril do ano que vem. Esse será o terceiro shopping da cidade andreense. O complexo na Vila Homero Thon fará parte do Brookfield Century Plaza, espaço que terá torres residenciais, comerciais e hotéis. “O investimento nos projetos será de R$ 350 milhões. A previsão é que tudo esteja pronto em 2014”, afirma à equipe do Diário o diretor de incorporação, José de Albuquerque. A responsável pela construção do shopping, Nassau Empreendimentos, dividiu o complexo em cinco lojas-âncoras, oito megalojas e 337 lojas-satélite. Serão cinco pisos, sendo dois deles para estacionamento com capacidade para 2.000 veículos. O investimento no projeto não foi revelado pela companhia. Serão 70 mil metros quadrados de área construída, dos quais 30 mil m² serão de ABL (Área Bruta Locável). A equipe do Diário apurou que o Atrium Shopping Santo André terá como foco as marcas relacionadas à moda. Pesquisa do IPC Marketing divulgada no fim do ano passado indica que esse setor movimentou R$ 1,9 bilhão em 2011 no Grande ABC, avanço de 169% em nove anos. EMPREGOS - Segundo a Brookfield, durante as obras do complexo comercial serão empregados 3.300 trabalhadores diretamente e outros 10 mil quando o Atrium for inaugurado, daqui a um ano. “A meta é que o shopping esteja aberto até abril para aproveitar o volume de vendas do Dia das Mães”, diz Albuquerque. Com mais este empreendimento, os 2,5 milhões de habitantes da região vão ter à disposição nove centros de compras. Será exatamente em Santo André, onde estão os complexos mais antigos, que a concorrência será mais acirrada. O complexo deverá atender a população que mora em Mauá, Santo André e a Zona Leste da Capital. ESTRATÉGIA - O executivo destaca que está mais forte a tendência de empreendimentos imobiliários que tenham no mesmo espaço shopping center, torres comerciais e residenciais. A ideia é facilitar a vida de quem mora nesses locais, reduzindo a necessidade de deslocamento para o trabalho ou lazer. A estrutura do Brookfield Century Plaza será de certa forma semelhante à do Espaço Cerâmica, em São Caetano, só que menor. Os terrenos da incorporadora em Santo André somam 133 mil m². Já a área no território são-caetanense tem 195 mil m². O projeto do primeiro bairro planejado da região foi desenvolvido pela paulista Sobloco Construtora. Projeto representa 30% das vendas da Brookfield no Estado O projeto da Brookfield Incorporações nos terrenos da antiga Cidade Pirelli representará quase 30% dos lançamentos da construtora no Estado de São Paulo, que somam R$ 1,9 bilhão. O complexo andreense responderá por fatia média de cerca de R$ 550 milhões e vai gerar 5.000 empregos, fora as 10 mil vagas do shopping. Entre os planos da empresa está o de colocar em operação a tempo para a Copa do Mundo de 2014 os dois empreendimentos hoteleiros dentro do complexo, que vão somar 355 apartamentos. O operador ainda não foi definido, mas já se sabe que as bandeiras atenderão público de padrão médio e médio alto. A polêmica em torno da construção do complexo não preocupa os empreendedores. Havia boatos de que as obras começaram sem a autorização da Prefeitura. No entanto, o diretor de incorporação da Brookfield, José de Albuquerque, esclarece que o projeto de construção do centro de compras foi aprovado e o alvará sairá nas próximas semanas. “Conforme lei municipal de 2004, se a empresa não receber o documento de autorização em até 45 dias, poderá iniciar automaticamente a obra. O prazo terminou no dia 6 e começamos a fixar as primeiras estruturas no dia 12”, detalha. Além disso, alguns vereadores consideram poucas as contrapartidas que serão realizadas, estimadas em R$ 7 milhões e pedem R$ 30 milhões, valor atualizado que o Paço teria gasto anos atrás para viabilizar o projeto. Mas o executivo explica que não pode assumir passivo que não foi feito pela sua empresa. Complexos somarão 2.273 lojas até ano que vem O anúncio da construção de mais um shopping center em Santo André elevará o número de pontos de vendas em operação de 1.923 estabelecimentos para 2.273, isso sem considerar futuras expansões nos complexos que já estão funcionando. A renda familiar média de R$ 3.245,73 está entre os principais fatores que levam os empreendedores de shopping center a escolher o Grande ABC para construir grandes empreendimentos. O potencial de consumo das sete cidades somou R$ 48 bilhões no ano passado, conforme dados da empresa de pesquisa IPC Marketing. Somente neste ano está prevista a inauguração de dois complexos em São Bernardo: o Golden Square Shopping e o São Bernardo Plaza Shopping, sendo este voltado para as classes B e C e o primeiro para os consumidores com poder aquisitivo mais elevado. Em novembro de 2011, ocorreu a inauguração do ParkShopping São Caetano, o primeiro do município, com aporte de R$ 260 milhões. São 218 estabelecimentos divididos entre 15 âncoras e megalojas. A ABL do complexo é de 39 mil m². AMPLIAÇÕES - Enquanto três centros de compras são erguidos simultaneamente, o Grand Plaza Shopping e o Mauá Plaza Shopping prometem até outubro áreas com 100 lojas e 52 estabelecimentos, respectivamente. Há quatro meses, o Shopping Metrópole inaugurou área com mais 31 pontos de venda.