ACIGABC

Notícias

SÃO BERNARDO FECHA 2021 COM SALDO DE 13.017 NOVOS EMPREGOS

04.02.2022

Cidade obteve seu melhor desempenho em 11 anos, liderando criação de postos de trabalho no Grande ABC entre janeiro e dezembro


A cidade de São Bernardo encerrou o ano de 2021 com saldo positivo de 13.017 postos de trabalho criados, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (31/1). Ao longo de todo o ano passado, o município registrou 119.455 admissões contra 106.438 desligamentos. O desempenho foi o melhor da cidade em 11 anos.

No período, o município respondeu sozinho por 35% das carteiras de trabalho assinadas na região do Grande ABC entre janeiro e dezembro. O resultado de 2021 foi puxado, principalmente, pelo setor de serviços, responsável pela criação de 5.941 novos empregos. Na sequência, aparecem os setores de comércio, com 3.833 postos de trabalho gerados; indústria (1.790); e construção civil (1.449).

De acordo com o prefeito Orlando Morando, os dados do Caged consolidam o município como cidade do trabalho e afastam o passado de desemprego vivido durante gestões passadas. “Podemos dizer que São Bernardo virou a página e hoje colhe os frutos de uma política pública voltada ao fomento da economia, atração de empresas e readequação do ambiente para negócios, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda”, sintetizou o chefe do Executivo.

O desempenho no período está em linha com estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que prevê investimentos diretos de mais de R$ 9 bilhões até o próximo ano, gerando até 230 mil postos de trabalho, sendo mais de 46 mil na construção civil.

MELHOR CIDADE PARA NEGÓCIOS NA ÁREA DE INDÚSTRIAS – São Bernardo foi considerada a melhor cidade do País para fazer negócios na área da indústria, segundo levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Revista Exame. O ranking avalia municípios com mais de 100 mil habitantes, por meio da análise de dez diferentes indicadores. Com ampla política de incentivo à indústria, o município foi o único da região no Grande ABC a figurar no levantamento, ficando à frente de importantes polos produtivos, como Igarassu (PE) e Cubatão (SP).



últimas notícias