CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCE PELO SEXTO MÊS SEGUIDO

31.08.2010

O nível de atividade na construção civil aumentou em julho frente a junho, configurando a sexta expansão consecutiva. Com o ritmo de produção elevado, os empresários continuam confiantes para os próximos seis meses, embora esse otimismo seja ligeiramente menor que o verificado nos primeiros meses do ano.

As constatações fazem parte da Sondagem da Construção Civil, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 2 e 18 de agosto com dirigentes de 438 empresas. Nesse levantamento, que vem sendo feito desde dezembro do ano passado, a pontuação superior a 50 pontos para os itens da sondagem indica aumento em relação ao mês anterior.

Em julho, o nível de atividade ficou em 54,9 pontos, ante 53,8 pontos em junho. "A atividade continua se expandindo e, em julho, isso ocorreu em todos os portes de empresas e em todos os segmentos", salienta Danilo Garcia, analista de política e indústria da CNI.

Além da expansão frente a junho, a produção na construção civil no sétimo mês do ano também se manteve acima do patamar usual. Esse dado consta da variável "nível de atividade efetivo em relação ao usual", cuja pontuação ficou em 55,4 pontos. Como esse item ficou maior que 50 pontos, indica aumento.

As expectativas dos empresários continuam a refletir otimismo, embora em menor intensidade. Sobre a evolução do nível de atividade para os próximos seis meses, a pontuação passou de 65,2 pontos em julho para 63,7 pontos em agosto. Garcia diz que a retração é pequena e que o importante é que o indicador se mantém superior aos 50 pontos. Ele destaca que a confiança dos empresários da construção civil é maior no início do ano.

As intenções de compra de insumos e matérias-primas manifestadas em agosto para os próximos seis meses continuam elevadas. Registraram, porém, pequeno recuo frente às expectativas traçadas em junho. A pontuação para a compra de compras passou de 63,9 pontos em julho para 63,1 pontos em agosto.

Os planos para lançamento de empreendimentos nos próximos seis meses se mantêm em nível alto, com 64 pontos em agosto. Ainda assim, com ligeiro retração na comparação com as intenções manifestadas em julho, quando a pontuação foi 66. Para 2010, a CNI projeta expansão de 12,3% para a indústria em geral e 14% para o segmento da construção civil.