SALÃO DO IMÓVEL TERÁ 2 MIL UNIDADES NO EXTRA ANCHIETA

03.03.2017

Nos dias 18 e 19 deste mês o estacionamento do Hipermercado Extra Anchieta abrigará a primeira edição do Salão do Imóvel do ABC, com mais de 2 mil imóveis novos, que custam, principalmente, entre R$ 250 mil e R$ 350 mil. As unidades se enquadram na faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida, destinados a compradores com renda de até 9 mil. A proposta é oferecer imóveis com até R$ 50 mil de desconto. Haverá, também, unidades de até R$ 500 mil. A expectativa é atrair 20 mil visitantes e gerar R$ 80 milhões em volume de negócios.

Promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), o salão reunirá produtos de 20 construtoras da região, empresas de móveis planejados, além de agentes financeiros – para análise de crédito – e concessionárias de veículos, para quem quiser dar o veículo como entrada no pagamento do imóvel.
Marcos Santaguita, presidente da Acigabc, acredita que é uma oportunidade para consumidores interessados em obter um imóvel a um bom preço e para as construtoras, que têm muitas opções em estoques. “Há uma demanda reprimida de clientes que querem realizar o sonho da casa própria. Essas pessoas esperam uma melhora da economia para fazer esse investimento. Como essa melhora já está ocorrendo, este é o melhor momento para investir”, diz.

Como consequência deste cenário, Santaguita destaca que nos últimos três anos também houve redução no número de lançamentos. “Registramos cerca de 40% a menos em lançamentos, desde 2014. Todas as cidades do ABC tiveram essa redução. Em 2016, não houve nenhum em São Caetano”, exemplifica.

O executivo afirma que os sete municípios da região têm potencial de crescimento. “Santo André e São Bernardo sempre foram os locais mais procurados. Mauá vem despontando por conta do valor do terreno e Diadema também se destaca por conta da proximidade com a Zona Sul da Capital”, comenta.

O salão, que acontece das 9h às 22h, é também a oportunidade para as construtoras ajustarem os estoques para novos lançamentos. “Desde 2014, ocorre queda de vendas no setor. Isso também impactou em lançamentos, pois as pessoas estão mais cautelosas na compra do imóvel. Com isso, os estoques vêm sendo consumidos, mas ainda há muitas boas opções”, garante.

Construtoras farão diversos lançamentos

A Construtora Jacy levará 5 breves lançamentos, quatro em São Bernardo e um em Santo André, na faixa de R$ 250 mil, num total de 904 unidades. Além disso, vão oferecer estoque de 130 unidades, sendo 110 residenciais, na faixa de R$ 250 mil a R$ 850 mil, e 20 comerciais, todas em São Bernardo. A Jacy vai ainda expor 12 empreendimentos em obras e já prontos.

Outra expositora será a MBigucci Construtora que disponibilizará imóveis de 2 e 3 dormitórios com preços populares. “A ideia é oferecer o que temos em estoque em Santo André e São Caetano”, destaca Milton Bigucci, presidente da empresa, que  lançará condomínio em Santo André. “Esse empreendimento está próximo à estação Prefeito Saladino da CPTM e o fato de lançarmos durante a feira impulsionará as vendas”, acredita.

Bruno Patriani, diretor da Incorporadora Patriani, também acredita que 2017 será um ano melhor para o setor. “Tanto os bancos, que começaram a oferecer melhores condições para os clientes, quanto às construtoras, que têm opções de qualidade, vão ajudar o segmento imobiliário aquecer novamente”, salienta. O executivo acredita que o salão é a oportunidade para dar início à guinada e para consumidores terem acesso às melhores opções de imóveis do ABC. “Levaremos o que há de melhor, como unidades em novos condomínios em Santo André, apartamentos com um novo conceito. São quatro unidades por andar, o que auxilia na iluminação do espaço. Além disso, nossos empreendimentos são de torre única, o que ajuda na ventilação”, adianta. (VR)