SETOR IMOBILIÁRIO TERÁ CONGRESSO PRESENCIAL EM OUTUBRO DA ACIGABC

04.10.2021

Milton Bigucci Júnior, presidente da Acigabc, participou do RDTv e falou sobre o evento promovido pela entidade. (Foto Reprodução)

Animado com aquecimento de vendas o setor imobiliário do ABC realiza mais um congresso com empresas do segmento e no formato presencial. O Construindo o Grande ABC será realizado no dia 27 de outubro e vai reunir construtoras, incorporadores e imobiliárias para mostrar o cenário do setor, apresentar novas tendências construtivas e de marketing. Na oitava edição, o encontro é organizado pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) e acontece na Sociedade Cultural Ítalo Brasileira, em Santo André.

Em entrevista ao RDTv desta sexta-feira (01/10) o empresário e presidente da Acigabc, Milton Bigucci Júnior, falou sobre o mercado de imóveis e sobre o encontro do setor. Segundo o executivo, as empresas continuam animadas com a alta nas vendas registradas desde o último trimestre de 2020 e que têm ganhado espaço em 2021. “O cenário continua muito bom para o nosso setor, não só na região, mas no Estado. O crescimento se deu de uma forma surpreendente e sustentável. A elevação de preço dos imóveis também está acontecendo de forma sustentável, mas baseado no aumento de preços do material e demanda”, aponta o dirigente da associação.

Segundo Bigucci Júnior apesar da alta dos preços, puxada essencialmente pela alta dos materiais de construção, o momento ainda é bom para comprar. O maior empecilho, diz, foi a alta do material. “O aumento não foi só por aumentar, foi uma necessidade, tivemos de repassar, mas ele é gradativo e o mercado continua bom e em crescimento. Hoje no ABC temos um lançamento em cada esquina. A elevação de preços acompanhou o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) que foi muito forte nos últimos doze meses; mais ou menos 27% só que alguns itens subiram mais então, dependendo do estágio da obra, houve um descolamento. Algumas construtoras aumentaram em 5%, outras 8%”, afirma.

Ainda de acordo com Bigucci Júnior, a tendência vista no mercado é de estabilidade dos preços dos insumos da construção e, consequentemente, os preços dos imóveis também devem se estabilizar. “Acredito que não vamos sentir a falta de material que está se estabilizando. Já passou a pior fase. Alta dos juros, se aumentar muito, pode prejudicar, mas acredito que o setor ainda vai acelerar esse ano e também vai ter um crescimento em 2022, talvez não tão forte quanto o de 2021”, analisa.

Se no segmento dos imóveis usados, as casas com quintais são agora mais procuradas por conta da necessidade do home-office, os lançamentos de imóveis novos não tiveram muita mudança no perfil, segundo relata o presidente da Acigabc. “O mais procurado sempre foi o perfil dois dormitórios sem suíte, entre 40 e 60 metros quadrados, com uma vaga, esse é o perfil do ABC”, explica.

CONGRESSO

O evento “Construindo o Grande ABC”, que acontece em Santo André, apesar de presencial, terá capacidade de público reduzida. Nas edições anteriores reuniu entre 400 e 500 pessoas. Desta vez, com, os protocolos de segurança sanitária, serão em torno de 100 pessoas. O encontro também será transmitido ao vivo, mas não híbrido, os internautas apenas poderão assistir às palestras e apresentações.

Tradicional da região, o encontro não foi realizado no ano passado por causa da pandemia. “Estamos permitidos, vamos seguir os protocolos e por isso vai ser um pouco reduzido com público de 100 a 120 pessoas. Ser evento presencial é fantástico e muito importante para o setor e para a região”, diz. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da associação (http://www.acigabc.com.br/construindoograndeabc/).

Milton Bigucci Júnior também comentou reportagem do RD publicada em setembro e que relatava as vítimas de um golpe de uma construtora vendeu apartamentos e não entregou (https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3010381/dezenas-de-familias-da-regiao-acusam-construtora-de-nao-entregar-imoveis/). “Isso denigre a imagem do setor, mas graças a Deus é uma situação pontual. Recomendo que verifiquem quem é a empresa, quanto tempo tem de mercado e o que entregou. Verifique também se o empreendimento existe, se está registrado no cartório. Tomando esses cuidados, mesmo assim podem ocorrer problemas, mas é muito mais difícil. O setor não é assim, é sério. Ver se a empresa é associada à Acigabc, ao Secovi e ao Sinduscon, também é importante”, recomenda.

Bigucci

Milton Bigucci Júnior também é diretor da construtora MBigucci, empresa que tem o DNA do ABC. Segundo dirigente, a empresa, que já tinha expectativa muito positiva de fazer cinco lançamentos neste ano, já revisou os planos e deve fechar 2021 com nove lançamentos. Os mais recentes são o Imperium, no bairro paulistano do Ipiranga; o Estilo, em Rudge Ramos, São Bernardo; e ainda dois outros empreendimentos, um em São Vicente, no litoral de São Paulo, e outro em Santo André, ambos em fase de aprovação.

Mas a menina dos olhos da MBigucci a ser lançado ainda este ano é o Marco Zero One, que vai encerrar o projeto imobiliário, que fica na esquina das avenidas Kennedy e Senador Vergueiro, em São Bernardo. O Marco Zero One será um empreendimento residencial com apartamentos de luxo entre 150 e 200 metros quadrados, com vagas de 5 por 2,5 metros, com ampla área de lazer composta por quadras de squash, de tênis, piscinas aquecidas e um parque aquático. “Vai ser o último empreendimento do complexo e o mais luxuoso que a construtora já fez e vai fechar com chave de ouro. Estamos aguardando ainda a aprovação para lançar até o fim do ano, espero que dê tempo, se não der lançamos logo no início de 2022”, comenta Bigucci Júnior.