PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCE PELO SÉTIMO TRIMESTRE CONSECUTIVO, COM ALTA DE 0,8%, DIZ CNI

01.08.2022

Sequência de resultados positivos não foi observada anteriormente na série histórica do PIB indicador, iniciada em 1996

Pedro Zanattado, CNN Brasil Business – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, na última segunda-feira (25), que o PIB da construção civil teve alta de 0,8% no 1º trimestre de 2022. Com o resultado, o PIB do setor cresce há sete trimestres consecutivos.

No quarto trimestre de 2021, o PIB da construção civil registrou uma alta de 1,3%.

De acordo com a confederação, a sequência de resultados positivos não foi observada anteriormente na série histórica do PIB indicador, iniciada em 1996.

A série de resultados fazem parte do ciclo de negócios em andamento que foi iniciado no 3º trimestre de 2020, avalia a entidade.

Já o nível de atividade também apresentou bom desempenho. O setor encerrou o primeiro semestre de 2022 com o maior patamar de atividades desde outubro/21, acumulando 51,6 pontos – sendo 50 pontos a margem que distingue o desempenho positivo.

O segmento de infraestrutura foi responsável por alavancar o nível de atividade no primeiro semestre. No entanto, a confederação registrou que todos os segmentos de atividade da construção registraram patamar positivo em seu nível de atividade.

Com isso, índice de confiança do empresário da construção do Brasil fechou o primeiro semestre acima da divisória dos 50 pontos, registrando 56,8 pontos.

Custo dos insumos Mesmo com os resultados, o setor ainda enfrenta obstáculos. O relatório da confederação aponta que pelo oitavo trimestre consecutivo, a falta ou o alto custo dos insumos é o principal problema da construção.

A inflação na construção civil, medida pelo INCC, apresentou alta de 38,74% no primeiro semestre de 2022.

Dentre os itens que sofreram os maiores reajustes estão vergalhões e arames de aço, com alta acumulada de 99,6%, seguido por tubos de conexões de ferro e aço (89,43%) e tubos e conexões de P.V.C. (80,62%).

Em seguida, a pesquisa revela que a taxa de juros elevada e a elevada carga tributária do país também estão entre as principais dificuldades do setor.

Além disso, de acordo coma confederação, outra adversidade tem sido a falta ou alto custo do trabalhador qualificado.

Nível de atividade No primeiro semestre de 2022, o relatório mostra que o setor foi responsável por 155 mil vagas. Os dados foram coletados a partir da série do Novo Caged. No primeiro semestre de 2021, o saldo de vagas encerrou em 158 mil.

A confederação informou que resultados dos primeiros semestres de 2021 e 2022 são os melhores para o período desde 2012, quando se analisa a série do Caged e do novo Caged.

No total a construção civil já gerou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada no período pós pandemia (entre março/20 a maio/22).

No recorte por estado, São Paulo (19.049), Salvador (6.645) e Rio de Janeiro (6.151) são destaque na geração de novas vagas no setor.