ACIGABC

Notícias

MERCADO CRESCE JUNTO COM OS PREÇOS

11.08.2011

O mercado de imóveis de São Bernardo foi o que mais cresceu na região nos primeiros seis meses do ano. Dos 2.966 imóveis comercializados no ABCD, 42%, ou 1.243 foram vendidos na cidade.

“Isso é um reflexo não só da existência de terrenos maiores na cidade, mas também da demanda. O mercado na região continua crescendo. É o melhor resultado em um primeiro semestre desde 2007”, ressaltou o presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci.

O desempenho do mercado em São Bernardo foi apenas alguns dos resultados positivos da pesquisa de mercado divulgada pela entidade na tarde de ontem.

Além do crescimento do mercado imobiliário, o presidente da Acigabc ressaltou ainda a alta nos preços de imóveis nos últimos anos. “Quem investiu na compra, nos últimos cinco anos, ganhou mais do que em qualquer outro investimento”, garantiu.

Bom para quem já comprou, mas ruim para quem ainda está em busca de uma casa ou apartamento. Bigucci, porém, não acredita em queda nos preços.

“Os custos dos terrenos estão muito altos, assim como dos equipamentos, materiais e, principalmente, a mão de obra. O que pode acontecer nos próximos anos  é não haja taxas tão grande de valorização nos imóveis”, completou o dirigente da entidade.

E foram justamente esses altos custos que levaram outras cidades da região a entrar de forma definitivas no clube da moradia vertical. Da mesma foram que Diadema foi incluída há poucos anos, pela primeira vez Mauá  entrou na pesquisa.

De janeiro a junho deste ano foram vendidos 459 apartamentos - a maior parte de dois dormitórios - resultado que colocou o município atrás apenas de Santo André e São Bernardo, que costumam liderar a procura por imóveis.

Da mesma forma que os custos menores atraem construtoras, é a facilidade de acesso  que atrai novos moradores. “Em Diadema, o que ajuda é a proximidade com a Capital. Já em Mauá, é a presença do Rodoanel”, explicou Bigucci.
 
Se o mercado está ruim para quem quer comprar, está bom também para quem tem um imóvel para alugar. Pelo menos é o que garante o delegado do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis  do Estado de São Paulo) no ABCD, Alvarino Lemes.

“Numa comparação com o primeiro semestre do ano passado, podemos dizer que houve um crescimento no valor para locação  de 40%. Já a demanda duplicou. Ainda faltam imóveis na região”, ressaltou.

Lançamentos de imóveis

Nos primeiros seis meses do ano, foram lançados na região mais 4.191 apartamentos, negócio que deve movimentar um total de R$ 1,2 bilhão. O resultado é 9,42% melhor do que no mesmo período de 2010. São Bernardo foi a cidade com o maior número de lançamentos do ABCD, com 1.983 apartamentos

últimas notícias