REVISTA INOVABCD É LANÇADA EM SÃO BERNARDO

13.08.2010

Publicação mensal da Mídia Press Editora tem como objetivo promover e divulgar as ações inovadoras da Região A Revista INOVABCD, publicação da Mídia Press Editora, foi lançada na noite desta quarta-feira (11/08) em grande estilo. Em evento realizado na Pinacoteca de São Bernardo, autoridades e convidados deram as boas vindas à publicação de periodicidade mensal que terá como missão promover e divulgar as ações inovadoras da Região. A primeira edição traz ao leitor reportagem especial sobre a UFABC (Universidade Federal do ABC) e seu método inovador de ensino. Também há novidades em pesquisas, tecnologia e artigos. Para o diretor da revista, Celso Horta, o berço da INOVABCD não poderia ser melhor. “O ABCD precisava de uma revista que mostrasse a sua cara. E a natureza da atividade social, política e empresarial da Região passa pela inovação. A UFABC é um exemplo disso: uma faculdade inovadora que, não à toa, está instalada aqui”, destacou. Entre os convidados para participar do lançamento estavam autoridades do ABCD que ajudaram a revista a nascer. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi um deles. “A INOVABCD vem para preencher um espaço vazio na Região, exatamente num momento de efervescência de inovações. Aqui há boas universidades produtoras de conhecimento, há o estímulo à indústria de defesa, à exploração do pré-sal, entre outros, que criam um conjunto de possibilidades abrangentes que podem ser tratados pela publicação. Que seja bem vinda e tenha muitos anos de vida”, saudou o chefe do Executivo. Pioneira - O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, fez questão de destacar o importante papel que a INOVABCD pode assumir a partir de agora. “Desconheço no País uma publicação que trate tão diretamente do tema inovação. Trata-se de uma revista que sairá do ABCD para o Brasil”, destacou. Outro a opinar durante o lançamento foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Luis Paulo Bresciani, que falou sobre a importância de manter um compromisso regional com a inovação. “Promover a mudança e avançar é a missão da Região e o compromisso das Prefeituras. A revista pode ajudar nesse trabalho”, garantiu. O assessor especial em Tecnologia e Inovação de São Caetano, Fausto Cestari, acredita que a inovação é muito promovida na Região, mas mal divulgada. “A INOVABCD terá a chance de assumir essa posição de destaque. É preciso promover o diálogo entre o que é produzido nas indústrias e pesquisado nas universidades”, explicou. O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Ednaldo de Menezes, o Dedé, parabenizou a Mídia Press Editora, que também edita o jornal ABCD MAIOR, pela atitude inovadora que assumiu na comunicação regional. “Tenho certeza que a revista terá a mesma qualidade que o ABCD MAIOR e tratará de um tema tão importante para a Região, mas que tem sido esquecido pela imprensa”, afirmou. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, comemorou a chegada da revista. “A bandeira do sindicalismo na Região sempre foi desenvolver o País e trazer emprego de qualidade. O Brasil precisa se apropriar dos meios de produção para evoluir, e a revista vem em um ótimo momento, a fim de produzir esse debate e influenciar decisões estratégicas”, garantiu. Educação – Representantes de universidades e faculdades da Região também participaram da cerimônia para receber a INOVABCD. O ensino é um grande produtor de inovação, mas ainda precisa se abrir e promover o diálogo com as indústrias e a população de uma forma geral para que o conhecimento ultrapasse os muros das universidades. Na avaliação do pró-reitor de extensão da UFABC, Plínio Táboas, a imprensa traz, a cada dia, mais informações visuais, mas deixa de se aprofundar nos temas. “Uma revista como a INOVABCD é a chance de trazer reflexões sobre um assunto que faz parte do nosso dia-a-dia, mas que muitas vezes não é abordado da forma como deveria”, concluiu. Para o diretor da Faculdade de Direito São Bernardo, Marcelo José Ladeira Mauad, a proposta é ousada. “As inovações estão em todos os cantos, basta ter um olhar aguçado para percebê-las”, comentou. É exatamente essa a proposta da INOVABCD: olhar diferenciado e reflexão diante do potencial de crescimento que a Região detém com a ferramenta da inovação.