ACIGABC

Notícias

DESEMPREGO CRESCE 6,4% EM FEVEREIRO NO PAÍS

25.03.2011

O volume de pessoas desempregadas no País cresceu em fevereiro. Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), passou de 6,1% em janeiro para 6,4% em fevereiro.

A população desocupada (1,5 milhão de pessoas) registrou elevação de 6% em relação ao mês anterior (85 mil pessoas a procuram trabalho). Em relação a fevereiro de 2010 (7,4%), houve recuou de um ponto percentual.

Na comparação com o mesmo período de 2010, a taxa de desocupação apresentou queda de 12,4% (menos 214 mil pessoas). Já a população ocupada (22,2 milhões) apresentou estabilidade em comparação com janeiro. "Podemos dizer que entre janeiro e fevereiro o índice se manteve, já que o volume de população ocupada não caiu", diz a técnica do IBGE, Adriana Beringuy.

Segundo ela, é comum que nos primeiros meses do ano haja crescimento de pessoas em busca de emprego, o que, consequentemente, aumenta o número de desocupados. "No fim do ano a maior parte das contratações é temporária. É nesse momento do ano que as pessoas passam a buscar uma oportunidade permanente no mercado de trabalho".

Ainda de acordo com o levantamento, regionalmente, na comparação mensal, a taxa de desocupação apresentou variação significativa apenas em Belo Horizonte (onde passou de 5,3% para 6,3%). Frente a fevereiro de 2010 foi registrada queda em São Paulo (1,5 ponto percentual) e nas demais regiões o quadro foi de estabilidade.

A análise da ocupação, segundo os grupamentos de atividade, mostrou que, de janeiro para fevereiro, todos os setores (indústria, comércio, serviços, educação) mantiveram-se estáveis, exceto a construção - com elevação de 4,1%.

RENDA - O rendimento médio real dos trabalhadores (R$ 1.540,30) teve queda (-0,5%) na comparação mensal e alta de 3,7% frente a fevereiro do ano passado.

A massa de salário real efetivo dos ocupados (R$ 34,4 bilhões) estimada em janeiro de 2011 caiu 20,3% no mês e cresceu 6,7% no ano

últimas notícias