CRÉDITO NOVO CAI 5% EM JULHO, EM LINHA COM EXPECTATIVA DO GOVERNO

24.08.2011

O volume mensal de novos empréstimos e financiamentos concedidos pelo sistema financeiro caiu em julho,  pela quarta vez no ano, reforçando  as expectativas de desaceleração do estoque de operações em 2011 do próprio governo.  A redução no mês foi  de 5,1%,  elevando para 6,2% a diferença também negativa em relação a dezembro.

Os números foram informados hoje pelo Banco Central e dizem respeito ao mesmo universo de operações consideradas  na apuração das taxas de juros.  Chamadas de operações referenciais, elas excluem o crédito com recursos direcionados (que não se sujeita a condições de mercado) e representam cerca de 80% das aplicações livres do sistema.

A queda do volume concedido em julho ante junho foi mais forte para a clientela empresarial. O fluxo, nesse caso, recuou 6,9%, para R$ 104,666 bilhões. As famílias tomaram R$ 73,358 bilhões, 2,5% a menos. Em relação a dezembro, a redução chegou a 10,9% paras as pessoas jurídicas. Já para as  pessoas físicas houve aumento, de 1,5%, na mesma comparação.

Por causa do número de dias úteis, as médias diárias de cada segmento caíram na comparação mensal, tanto percentualmente em volume.

O volume de crédito novo tomado no cheque especial por pessoas físicas  foi 3% inferior ao de junho, queda superior à média do segmento.  Essa é a mais representativa das modalidades quando se olham as concessões.  Destaque para a elevação da taxa de juros média do cheque especial, que  na contramão das taxas de juros para o segmento, avançou 3,3 pontos percentuais e  chegou a 188% ao ano, a maior taxa desde abril de 1999 (193%).

Olhada por modalidade, a redução das concessões em julho, no caso da clientela não empresarial, foi mais acentuada nos financiamentos imobiliários, cujo fluxo caiu 28% no mês.  Isso não significa, porém, impacto forte na construção imobiliária, pois essas operações são pouco representativas no total do crédito imobiliário, que é majoritariamente de recursos direcionados, ou seja, de aplicação obrigatória pelos bancos. O BC não informa o volume de concessões para o crédito imobiliário direcionado. Mas o respectivo estoque não caiu em julho; ao contrário, avançou 3,4%.

A clientela empresarial tomou menos crédito novo em relação a junho principalmente nas linhas de “hot money”, cujo fluxo recuou 55,3%, bem acima da média de 6,9%. No segmento, a modalidade mais representativa em termos de volume financeiro de concessões é a conta garantida, o cheque especial das empresas. Nessa linha, o montante de recursos novos tomados caiu 3,5%  na comparação entre junho e julho, queda mais suave do que a média de todas as modalidades.