ALUGUEL EM AGOSTO TEM ALTA DE 1,3%

21.09.2010

Os aluguéis residenciais contratados no mês de agosto na Capital registraram aumento médio 1,3% em relação aos valores praticados em julho, conforme pesquisa mensal realizada pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).

Esse é o segundo maior aumento mensal registrado neste ano, perdendo apenas para o desempenho de abril, quando foi apurada variação mensal de 1,7%.

No acumulado em 12 meses, os novos contratos de locação na Capital apontam alta de 11,4%. No mesmo período, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), indicador normalmente utilizado para reajustar contratos de locação em andamento, subiu 5,79%.

Para Francisco Virgílio Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, a elevação nos preços em agosto se deve, muito provavelmente, à baixa oferta de imóveis para locação no mercado paulistano aliada ao movimento de maior procura por moradias - que é comum no início de um novo semestre, o que faz com que as ofertas aconteçam, eu sua maioria, quando um inquilino decide sair do espaço, ou seja, recoloca o imóvel no mercado com preços mais altos.

Desde o início do ano, o setor tem notado crescimento na busca de imóveis para locação acima da média de mercado, o que causou aumento no tempo médio de espera dos consumidores por locais. Enquanto até o início do ano a demanda demorava até 15 dias, atualmente, a falta de imóveis faz com que seja preciso de 30 até 60 dias para encontrar um novo lugar para residir.

No mês passado, as residências de três dormitórios foram as que apresentaram a maior alta, de 2,5%. Os imóveis de um quarto registraram o menor aumento, de 0,5%, enquanto o aluguel das unidades de dois dormitórios registrou comportamento semelhante ao da média de mercado, com alta de 1,5%.