ACIGABC

Notícias

PINHEIRO VETA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PRÉDIOS EM SÃO CAETANO

15.07.2013

Por: Gislayne Jacinto  (gislayne@abcdmaior.com.br)

 
Pinheiro diz que verticalização prejudica a cidade. Foto: Rodrigo Pinto
Pinheiro diz que verticalização prejudica a cidade. Foto: Rodrigo Pinto
 
Prefeito critica verticalização e afirma que tem gerado transtornos para a cidade, além do aumento de despesas

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), disse que vai barrar a construção de novos prédios residenciais na cidade. Desde a campanha eleitoral, o peemedebista adotou como bandeira ser contra a verticalização que, de acordo com o próprio prefeito, tem trazido muitos transtornos para a cidade.

Neste ano, a Prefeitura não concedeu nenhum alvará para a construção de edifício residencial. A Secretaria de Obras e Habitação é a responsável pela concessão dos alvarás para construção de prédios acima de quatro pavimentos e a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que as medidas a serem tomadas se basearão “nos requisitos legais previstos na Lei de Zoneamento”.

Nos últimos quatro anos, na Administração do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB), foi aprovada a construção de 5.432 apartamentos residenciais, o que representa 21.728 novos moradores, de acordo com projeção feita pela Prefeitura.

Além de transtornos no trânsito, o prefeito Paulo Pinheiro alega que a verticalização aumenta as despesas nas redes de Saúde e de Educação. “São R$ 6 mil por ano de despesas com cada morador”, completou.     

Educação – Para atender o aumento da demanda na Educação, o governo do peemedebista investirá neste ano R$ 50 milhões na área da Educação para a criação de mais vagas. Devem ser construídas pelo menos duas novas escolas. Um dos bairros escolhidos para abrigar um colégio foi o Santa Maria.

“Por conta da verticalização, estamos nos preparando para aumentar a rede, ter mais salas de aulas. Queremos que no início do ano letivo de 2014 as obras já estejam concluídas”, disse o prefeito.
De acordo com o comandante do Palácio da Cerâmica, 20 escolas também receberão melhorias por meio de reformas.

A cidade tem 71 escolas para atender 21 mil alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio. De acordo com a Prefeitura, atualmente não existem estudantes na fila de espera, mas a cidade já se prepara para o crescimento da rede por conta dos novos moradores que chegarão com a conclusão de diversos prédios em construção em São Caetano. A estimativa é que haja, a partir do ano que vem, de 1,5 mil a 2 mil alunos a mais.

A Prefeitura também tem se preparado para a  substituição das antigas e a instalação de novas redes de esgoto. Pinheiro também promete projetos para a melhoria da qualidade do transporte coletivo e do trânsito e mais infraestrutura na área da Saúde para minimizar o impacto dos novos moradores. “Queremos entregar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) até o fim deste ano”, finalizou.

últimas notícias