ANTIGA CIDADE PIRELLI FICA PRONTA EM 2015

16.11.2012

A Brookfield Incorporações, que hoje lança oficialmente os imóveis que serão construídos na antiga Cidade Pirelli, na Vila Homero Thon, em Santo André, afirmou que as cinco torres residenciais, o prédio comercial e dois hotéis deverão ser entregues aos compradores no segundo semestre de 2015. O Brookfield Century Plaza, como será chamado o complexo, também abrigará o Atrium Shopping, que abrirá as portas em outubro de 2013 pela Nassau empreendimentos - que comprou parte do terreno diretamente da Brookfield. "Depois de comprar a área de 46,7 mil m², em 2010, vimos que no local cabia exatamente tudo o que queríamos. Encontrar um espaço com esta dimensão, em uma região urbana e a três quilômetros do Centro, é difícil", explicou o diretor de incorporação da Brookfield, André Lucarelli, em entrevista exclusiva para o Diário. De acordo com o executivo, o objetivo é mostrar ao público interessado os benefícios de ter um mix de empreendimentos em um mesmo ambiente. "O profissional que estiver trabalhando, por exemplo, vai poder pegar o elevador e descer para a praça de alimentação do shopping", disse Lucarelli. É a segunda obra do Grande ABC que reúne perfis diversificados de empreendimentos em um mesmo ambiente. Em São Caetano, já existe o Espaço Cerâmica, onde em novembro de 2011 foi inaugurado o ParkShopping São Caetano. A Brookfield fez pesquisas, no município e na região, que apontaram a demanda pelas 1.430 unidades que serão construídas. Em Santo André, por exemplo, 18,7% dos imóveis residenciais são alugados, ou seja, há consumidores que ainda estão em busca de comprar a casa própria. CONSTRUÇÃO As obras do complexo de compras Atrium, que terá estrutura horizontal, já chamam a atenção de quem passa pela avenida Giovanni Batista Pirelli. Os edifícios, entretanto, só começam ser erguidos em seis meses. A partir de hoje, quem visitar o espaço encontrará o estande com a maquete da projeção de todos os empreendimentos. Os apartamentos decorados só serão apresentados ao público na primeira quinzena de dezembro, mas as vendas só devem começar no fim deste mês. "É quando a gente vai ter o preço final", explica Lucarelli. A empresa não informou o custo das unidades para os compradores. Porém, a equipe do Diário apurou com corretores - que estão cadastrando consumidores e investidores interessados em comprar os imóveis - um custo estimado. O preço do metro quadrado dos apartamentos residenciais será em torno de R$ 5.000; das unidades comerciais R$ 7.500 e dos quartos dos hotéis entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. Mas os valores ainda não estão fechados. Os hotéis que farão parte do complexo são: Go Inn (bandeira econômica) e Quality (segmento médio). Os quartos estão à venda para investidores. O VGV (Valor Geral de Vendas), que é o potencial de comercialização de todas as unidades, é de aproximadamente R$ 500 milhões. Só para a construção dos edifícios, a Brookfield terá de desembolsar R$ 300 milhões. Durante a obra dos prédios e do Atrium estima-se que sejam gerados 3.700 empregos. Depois de tudo pronto, a expectativa é que surjam cerca de 15 mil postos de trabalho. O projeto original da antiga Cidade Pirelli é de 1998, idealizado pelo prefeito Celso Daniel (PT - que morreu em 2002), e previa obras em espaço maior, já que a Brookfield adquiriu, em 2010, apenas dois lotes do espaço total projetado inicialmente. Entretanto, durante o processo de elaboração do novo empreendimento modificações no plano de construção e paralisações dos trabalhos atrasaram o lançamento do complexo. O Atrium, por exemplo, seria inaugurado em abril de 2013. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André, Frederico Muraro, explica que ao adquirir área, a incorporadora - que comprou o terreno da Pirelli por R$ 40 milhões - tinha a intenção de construir apenas imóveis residenciais. "Mas a empresa viu que tinha potencial para fazer mais." Ele acrescentou que o empreendimento é o maior canteiro de obras da cidade atualmente. "O importante é que saiu do papel", destacou. Ainda há lojas disponíveis para aluguel O Atrium Shopping, que será inaugurado em outubro pela companhia Nassau Empreendimentos, terá 350 lojas. Entre as principais bandeiras que já confirmaram a atuação no centro de compras estão a C&A, McDonald's, Marisa, Riachuelo, Besni, Hi Happy, Cinemark e Americanas. Mas ainda há oportunidades para quem quer alugar um espaço e ter o negócio no novo complexo multiuso, que também abrigará hotéis, além de torres residencial e comercial. Até a última semana, 60 operações tinham fechado contrato com o empreendimento. De acordo com o presidente da Nassau, Marcos Romiti, as negociações das menores lojas partem de alguel entre R$ 150 e R$ 180 por metro quadrado. Para alocar um estabelecimento com área de 30 m², portanto, será necessário desembolsar R$ 4.500 por mês. "Mas o comerciante pode optar por alugar dois ou três espaços para ter um estabelecimento maior", explicou o presidente da Nassau, Marcos Romiti. Para erguer o shopping, que já está em fase avançada de construção, serão investidos cerca de R$ 250 milhões. A estimativa é que pelo menos 3.000 empregos serão gerados após a conclusão da obra. "Só uma franquia como o McDonald's emprega entre 60 e 80 funcionários", afirmou. O Atrium terá 68 mil m² de área construída e ao todo serão 1.116 vagas de estacionamento.