ALUGUEL SOBE 0,7% EM FEVEREIRO

25.03.2013

Os contratos de locação realizados em fevereiro tiveram variação média dos valores de 0,7% em relação ao mês anterior. Com isso, a variação percentual acumulada nos últimos 12 meses, de  março de 2012 a fevereiro de 2013, foi de 8,39%, percentual superior à inflação oficial no mesmo período, de 6,31% e próxima do aumento do IGP-M, de 8,29%.

Os tipos de imóveis que tiveram maiores acréscimos nos aluguéis foram os de 3 quartos, cujos valores de locação subiram em média 0,8% em fevereiro. Os imóveis de 2 dormitórios tiveram aumento da ordem de 0,7% e as residências de 1 quarto subiram 0,6% no mês.

Este estudo sobre o setor de locação é produzido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), e objetiva conhecer o comportamento dos aluguéis na capital paulista. Os dados estão apresentados em valores por m2 (área privativa de apartamentos e área construída de casas e sobrados) e estão organizadas em oito grandes regiões: Centro; Norte; Leste (dividida em duas zonas: a Zona A, que corresponde à área do Tatuapé à Mooca; e zona B – outros bairros dessa área geográfica, como Penha, São Miguel Paulista etc.); Oeste (segmentada em duas: zona A – Perdizes, Sumaré, Pinheiros e vizinhanças; zona B – bairros como Butantã, Jaguaré); Sul (dividida em duas sub-regiões: zona A – Jardins, Moema, Campo Belo, Vila Mariana, dentre outros; zona B – bairros como Campo Limpo, Cidade Ademar etc).

As informações estão disponibilizadas por faixa de valores por metro quadrado, por número de dormitórios e por estado de conservação. Por exemplo: um imóvel de 3 quartos na zona Norte, em bom estado, possui aluguel por m2 entre R$ 18,49 e R$ 19,39. Uma moradia de 90m2 nessa região tem sua locação entre R$ 1.664,00 e R$ 1.745,00.

Os bairros da área Sul – zona A, como Jardins, Moema e Vila Mariana, têm nas locações de residências de 3 dormitórios faixa de valores por m2 entre R$ 25,79 e R$ 32,67 Assim, um imóvel com  área em torno de 150 m2 na região tem aluguel entre R$ 3.868,00 e R$ 4.901,00.

O fiador foi o instrumento jurídico mais recorrido como garantia nos contratos de aluguel, sendo utilizado em quase metade dos imóveis locados no período (47%). O depósito de três aluguéis foi usado por quase um terço das pessoas (32,5%) e o seguro-fiança por aproximadamente um quinto das moradias locadas.

As casas e os sobrados foram locados num período médio entre 13 e 31 dias, enquanto os apartamentos demoraram um pouco mais – o IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo se espera até que se assine o contrato de aluguel – apresentou prazo que variou de 19 a 39 dias.